Nota sobre confirmação de caso de Febre Amarela em Ubá
10/04/2018 09:38 em UBÁ EM PAUTA

A Secretaria Municipal de Saúde de Ubá informa a população quanto a constatação de 1 (um)  caso positivo da doença Febre Amarela, em humano, no Município de Ubá.

Trata-se de uma pessoa do sexo masculino, com 59 anos, aposentado, residente no Córrego Santana, que foi notificado para Febre Amarela em 14 de fevereiro de 2018, pela Unidade Hospitalar. Na ocasião o paciente foi hospitalizado com queixa de mialgia, cefaléia e febre, apresentando também tremores, icterícia, com comorbidades e enzimas hepáticas alteradas. O paciente não possui histórico vacinal por indicação médica, segundo informação dada por ele.

Após realização de isolamento viral para dengue e febre amarela, em  04 abril de 2018 a Secretaria recebeu o resultado da FUNED, apresentando detectável para o Vírus de FEBRE AMARELA. Destaca-se que os exames são realizados em laboratório de referência, na Fundação Ezequiel Dias - FUNED, em Belo Horizonte, conforme preconizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Assim, o tempo de resposta das amostras encaminhadas para análise varia de acordo com a demanda da instituição.

Mediante a detecção do caso a Secretaria de Saúde intensificou as ações estratégicas de Vigilância na região:

• COMBATE AO VETOR:

 

• UBV leve (através de bomba costal) com início em 05 de abril de 2018 em toda área de proximidade do caso do usuário, conforme preconizado;

• UBV pesado (fumacê) com início em 06 de abril de 2018 no entorno da área peri urbana e urbana que fazem divisa com a localidade;

• Trabalho de campo: com início em 06 abril 2018 com equipe de Agentes de Combate às Endemias (07), da equipe do Supervisor Bruno Chaves - Córrego Santana , Córrego Alegre e equipe de Agentes do Supervisor Délio.

• VIGILÂNCIA EM SAÚDE:

• Busca ativa e varredura com vacinação casa a casa no Córrego Santana, início em 05 de abril de 2018 à partir das 13 horas.

• Visita e avaliação do paciente e família.

O paciente continua sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica e Ambiental e pela Equipe de Estratégia de Saúde da Família - ESF Rural. No momento, ele passa bem,  está em acompanhamento médico e realiza exames de rotina.

 

 

Por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Ubá por email em 09/04/2018 - 17h28

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE