MENU
https://platform-upload.cdn-brlogic.com/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://platform-upload.cdn-brlogic.com/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Copasa apresenta nova Diretoria e reforça estrutura de gestão da Companhia
Nova composição reúne executivos com experiência em saneamento, infraestrutura, finanças, gestão, sustentabilidade e relacionamento com clientes
Por Geane Nicácio
Publicado em 30/09/2026 14:27
Utilidade Pública
Imagem criada por IA

 

A Copasa apresentou a nova composição de sua Diretoria, reunindo executivos responsáveis pelas principais áreas estratégicas da Companhia. Além dos diretores estatutários já anunciados anteriormente, a nova estrutura inclui também as diretorias não estatutárias de Gente e Gestão, comandada por Marcos Horta, e de Serviços Corporativos, sob responsabilidade de Gustavo Coelho.

A presidência da Copasa passa a ser ocupada por Augusto Dantas, engenheiro eletricista formado pela PUC Minas. Com mais de 20 anos de experiência profissional, Dantas iniciou sua trajetória no setor elétrico em 2002 e passou por diferentes posições no Grupo Equatorial, onde chegou à presidência multi-utilities, liderando operações no Amapá.

Na Diretoria de Relações Institucionais e Sustentabilidade, assume Marília Carvalho de Melo. Engenheira civil pela UFMG, ela possui mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e doutorado em Recursos Hídricos. Entre as experiências profissionais estão a direção-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas e cargos na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais.

A Diretoria Financeira e de Relações com Investidores fica sob responsabilidade de Adriano Moura, graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Finanças e Controladoria. Ele já atuou como vice-presidente financeiro e administrativo e de Relações com Investidores da Electrolux América Latina, além de CFO e diretor de Relações com Investidores da Copel.

Gustavo Coelho assume a Diretoria de Serviços Corporativos. Formado em Engenharia Elétrica, com pós-graduação em Administração e especializações no MIT, Columbia University e IBMec, o executivo acumula experiência internacional e atuação em setores como telecomunicações, varejo, bebidas e saneamento. Na área de saneamento, participou de estruturações envolvendo Supply Chain, inovação, tecnologia da informação, novos negócios e projetos de BPO.

Na Diretoria Comercial e Clientes, permanece Cleyson Jacomini, administrador formado pela PUC Minas, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios e especializações nas áreas gerencial e de saneamento básico e ambiental. Ele já atuou como diretor-superintendente da Águas do Rio e diretor-presidente da Águas de Teresina.

A Diretoria de Operações será conduzida por Herbert Dantas, engenheiro civil com especializações em Gestão Empresarial e Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria. O executivo possui cerca de 17 anos de experiência em infraestrutura e atua no setor de saneamento desde 2011, com experiência em universalização dos serviços de água e esgoto e em ações para redução e controle de perdas.

Completando a nova estrutura, Marcos Horta assume a Diretoria de Gente e Gestão. Mestre em Administração, Executive MBA e administrador pela PUC Minas, Horta possui especialização em Recursos Humanos pela Harvard Business School e trajetória de 35 anos nas áreas de RH, Finanças e Administração. Entre suas experiências estão cargos na MRV&CO, Grupo Oi e VLI.

A nova composição reúne, portanto, profissionais com trajetórias diversificadas em gestão, infraestrutura, saneamento, finanças, atendimento, sustentabilidade e desenvolvimento organizacional, distribuídos entre as diferentes áreas da Companhia.

 

Fonte: Copasa
Edição: Geane Nicácio – Multisom Ubaense

 
Comentários