Publicado em 28/04/2021 12:46 - Atualizado em 28/04/2021 13:07 - Por Assessoria de Comunicação da PMU - Matéria retirada do portal da Prefeitura Municipal de Ubá-MG
A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google
Desde o início da campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza), foram aplicadas até agora 1.693 doses da vacina em Ubá. Isso representa 14,8% do público-alvo definido para a primeira etapa da campanha, que contempla 11.461 pessoas. A meta do município é imunizar 35.702 pessoas nas três etapas da campanha.
Entre os grupos prioritários da primeira etapa, já foram vacinadas 1.002 crianças (14,2%), 527 trabalhadores da saúde (15,3%), 124 gestantes (14,2%) e 40 puérperas (27,9%).
Até o momento, o município recebeu 8.460 doses da vacina influenza trivalente, produzida pelo Instituto Butantan. Além de prevenir o surgimento de complicações da doença, internações e óbitos, a vacina contra a gripe evita sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.
Locais de Vacinação
No município, a imunização contra a gripe está sendo realizada nas Unidades de Saúde com sala de vacina em funcionamento e na Policlínica Regional. Para ser imunizado é necessário levar documento de identidade, cartão de vacina e cartão do SUS.
Para reforçar a vacinação, o setor de imunização do município realiza até a próxima sexta-feira (30), a aplicação das doses em profissionais de saúde nos hospitais. Na terça-feira (27/04), foram vacinados profissionais de saúde do Hospital Santa Isabel. Nesta quarta (28/04), foi a vez dos profissionais de saúde que atuam no Hospital São Januário.
Datas e grupos prioritários
Na primeira etapa, que ocorre entre os dias 12 de abril e 10 de maio, serão imunizadas crianças (de 6 meses a menores de 6 anos); gestantes e puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde.
A segunda etapa, que será realizada entre os dias 11 de maio e 8 de junho, terá como público-alvo idosos com mais de 60 anos e professores.
Já a terceira etapa, que acontecerá entre 9 de junho e 9 de julho, abrangerá integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.
Vacinação e covid-19
Caso estejam no grupo prioritário estabelecido para as duas vacinas, as pessoas devem dar preferência à vacina contra a covid-19, respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.
Além disso, a recomendação é que pessoas com quadro que sugerem infecção por covid-19 devem adiar a vacinação contra a influenza até a recuperação clínica total do quadro de covid-19 e, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas após resultado positivo por PCR em pessoas assintomáticas.
Por Assessoria de Comunicação da PMU