Publicado em 16/04/2021 16:54 - Por Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ubá - Matéria retirada do portal da Prefeitura Municipal de Ubá-MG
A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google
- Total de casos confirmados: 9848
(Soma dos casos confirmados de COVID-19 em pacientes residentes em Ubá desde 15/03/20)
- Casos confirmados em acompanhamento: 838
(casos confirmados de COVID-19 cuja condição clínica permanece sendo acompanhada)
- Casos recuperados: 8803
(casos confirmados de COVID-19 que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 10 dias sem intercorrências e estão há, no mínimo, 72 horas assintomáticos e sem a utilização de medicamentos.)
- Óbitos confirmados: 207
- Óbitos suspeitos/investigados: 0
(soma dos casos de pacientes com suspeita de COVID-19 que vieram a óbito, cujo resultado do exame ainda é aguardado.)
- Casos Notificados: 40829
(total de casos analisados, dentre monitorados, confirmados e descartados desde 15/03/20)
- Casos em monitoramento por síndrome gripal: 18749
(casos de pacientes monitorados com síndrome gripais que não se enquadram para coleta do teste desde 15/03/20)
- Casos em investigação: 288
(casos suspeitos de pacientes aguardando resultado do teste.)
Novos casos confirmados desde a última atualização: (98)
Decreto: Ubá estará na Onda Vermelha a partir de 19/04
Publicado, nesta sexta-feira (16), o Decreto Municipal 6.577/2021, que estabelece novas medidas para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus Covid19, em razão da classificação da Macrorregião Sanitária Sudeste de Minas Gerais na Onda Vermelha do Plano Minas Consciente. O Decreto entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira, dia 19. Ou seja, o município de Ubá segue enquadrado nas regras da Onda Roxa até 18/04.
O Decreto Municipal permite o retorno do funcionamento aos domingos de padarias, quitandas, mini-mercados, e outras atividades. A Feira Livre também poderá funcionar aos domingos, desde que obedecidos os protocolos sanitários. Academias e salões de beleza também poderão retomar o funcionamento.
Bares, lanchonetes e restaurantes poderão funcionar, obedecendo protocolos de distanciamento e demais regras da onda vermelha, e com horário limitado: de segunda a sexta-feira, até às 21 horas; e aos sábados e domingos até às 15 horas.
Igrejas poderão retomar as atividades presenciais, porém obedecendo as mesmas regras estabelecidas para eventos: proibida permanência de mais de 30 pessoas ou a razão superior de 1 (uma) pessoa a cada 10,00m2 (dez metros quadrados) para ambientes fechados e 1 (uma) pessoa a cada 4,00m2 (quatro metros quadrados) para ambientes abertos. Todos os protocolos da onda vermelha contidos no Plano Minas Consciente deverão ser observados.
Atenção: O grau de risco observado pelos dados epidemiológicos ainda reflete situação de alerta, por isso os protocolos de segurança devem ser integralmente observados. O uso de máscaras continua obrigatório. Cuide-se e ajude a salvar vidas.
Fiscalização
Para denúncias: Unidade Integrada de Fiscalização recebe e atende as demandas de denúncias somente online, através do endereço www.uba.mg.gov.br/ouvidoria
Orientações à comunidade
Façam distanciamento social, através de isolamento domiciliar. Atenção redobrada aos pacientes do grupo de risco. Se você apresenta sintomas de síndrome gripal, caracterizados por pelo menos dois (2) ou mais dos seguintes sinais: febre (temperatura acima de 37,8°), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos, sintomas gastrointestinais (diarreia) e dificuldade respiratória, procure a Unidade Básica a Saúde do seu bairro (segunda a sexta, de 7h às 16h) ou um dos Pronto Atendimentos Municipais 24h, instalados no Hospital São Vicente de Paulo e no Hospital Santa Isabel. É obrigatório o uso de máscara ao sair de casa.
Em caso de sintomas leves: Informe o setor de Epidemiologia ou a Unidade de Saúde mais próxima, permaneça em casa por 14 dias, siga rigorosamente todas as orientações de higiene, não receba visitas, faça repouso, beba bastante água, evite permanecer em ambientes compartilhados da casa, como cozinha/ sala de estar, use máscara. O contato deve ser feito através da Central de Atendimento Covid-19, que atende a população por meio dos números 3531-9236 e 3531-6496 (todos os dias, de 7h às 19h) ou pelo whatsapp 3301-6503 e 3301-6508.