Por Assessora de Comunicação da PMU - Publicado em 31/03/2021 17:34 - Matéria retirada do portal da Prefeitura Municipal de Ubá-MG
A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google- Ubá-
- Total de casos confirmados: 8686
(Soma dos casos confirmados de COVID-19 em pacientes residentes em Ubá desde 15/03/20)
- Casos confirmados em acompanhamento: 1170
(casos confirmados de COVID-19 cuja condição clínica permanece sendo acompanhada)
- Casos recuperados: 7265
(casos confirmados de COVID-19 que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 10 dias sem intercorrências e estão há, no mínimo, 72 horas assintomáticos e sem a utilização de medicamentos.)
- Óbitos confirmados: 151
- Óbitos suspeitos/investigados: 0
(soma dos casos de pacientes com suspeita de COVID-19 que vieram a óbito, cujo resultado do exame ainda é aguardado.)
- Casos Notificados: 36209
(total de casos analisados, dentre monitorados, confirmados e descartados desde 15/03/20)
- Casos em monitoramento por síndrome gripal: 16602
(casos de pacientes monitorados com síndrome gripais que não se enquadram para coleta do teste desde 15/03/20)
- Casos em investigação: 131
(casos suspeitos de pacientes aguardando resultado do teste.)
Novos casos confirmados desde a última atualização: (110)
Sobre os novos óbitos:
- 150° óbito: Paciente do sexo feminino, faixa etária de 85 a 90 anos de idade. Não houve internação. Comorbidade: hipertensão. Óbito em 27/03.
- 151° óbito: Paciente do sexo masculino, faixa etária de 75 a 80 anos de idade. Internado em 24/03, com doença cardiovascular e hipertensão. Óbito em 31/03.
Ubá amplia ainda mais o número de leitos clínicos COVID
Mais 27 leitos clínicos voltados para tratamento de pacientes COVID foram abertos em Ubá, em três prestadores hospitalares, totalizando agora a oferta de 65 leitos clínicos à população. Deste total, 42 já foram credenciados e 23 ainda aguardam conclusão do processo de credenciamento.
Os leitos estão situados no Hospital Santa Isabel (12 já credenciados e 13 em processo de credenciamento, totalizando 25), Hospital São Vicente de Paulo (10 já credenciados e 10 em processo de credenciamento, totalizando 20) e Casa de Saúde São Januário (20 leitos, todos já credenciados). Devido ao momento de alta demanda de internação, mesmo aqueles que ainda aguardam o processo de credenciamento já estão sendo utilizados para atendimento aos pacientes.
"O município não mede esforços para apoiar estes prestadores, para interceder pelos direitos dos mesmos sempre que necessário, pelo repasse de subsídios e neste momento não seria diferente. Porém, temos que reconhecer e agradecer o empenho de cada um destes prestadores hospitalares pela assistência dada neste momento aos cidadãos. Estruturas foram montadas, adaptadas, equipamentos cedidos, profissionais realocados, tudo isso para proporcionar às pessoas o melhor e mais digno acolhimento possível neste momento tão crítico pelo qual estamos passando", destaca o secretário municipal de saúde e vice-prefeito, Dr. Antônio Carlos Jacob.
Desde o início da pandemia, também foram criados em Ubá 32 leitos de UTI COVID e construída uma nova ala no Hospital Santa Isabel. Para isolamento e monitoramento de pacientes, o município equipou e inaugurou a Unidade de Atendimento Municipal COVID-19 (Casa de Oração), em imóvel cedido pela Diocese de Leopoldina, com cerca de 200 leitos disponíveis e equipe 24 horas.
Fiscalização
Para denúncias: Unidade Integrada de Fiscalização recebe e atende as demandas de denúncias somente online, através do endereço www.uba.mg.gov.br/ouvidoria
Orientações à comunidade
Façam distanciamento social, através de isolamento domiciliar. Atenção redobrada aos pacientes do grupo de risco. Se você apresenta sintomas de síndrome gripal, caracterizados por pelo menos dois (2) ou mais dos seguintes sinais: febre (temperatura acima de 37,8°), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos, sintomas gastrointestinais (diarreia) e dificuldade respiratória, procure a Unidade Básica a Saúde do seu bairro (segunda a sexta, de 7h às 16h) ou um dos Pronto Atendimentos Municipais 24h, instalados no Hospital São Vicente de Paulo e no Hospital Santa Isabel. É obrigatório o uso de máscara ao sair de casa.
Em caso de sintomas leves: Informe o setor de Epidemiologia ou a Unidade de Saúde mais próxima, permaneça em casa por 14 dias, siga rigorosamente todas as orientações de higiene, não receba visitas, faça repouso, beba bastante água, evite permanecer em ambientes compartilhados da casa, como cozinha/ sala de estar, use máscara. O contato deve ser feito através da Central de Atendimento Covid-19, que atende a população por meio dos números 3531-9236 e 3531