Matéria nos enviada por Sebrae - Agência Ubá-MG em 25/09/2020 às 15h28
A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google
O Brasil Mais Produtivo, Programa do Governo Federal iniciado em 2016, por meio da coordenação do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comercio – MDIC, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), teve por objetivo aumentar a produtividade industrial por meio da aplicação de metodologias de otimização dos processos produtivos.
Foram atendidas em âmbito nacional, na 1ª fase, 3.000 indústrias de diversos setores e portes. Em Minas Gerias foram atendidas 344 empresas, entre os anos de 2016 e 2017, gerando uma média de aumento de 52% na produtividade dos setores trabalhados.
O Programa contribuiu para a organização, padronização e incremento da produção com a implantação das ferramentas do Lean Manufacturing com o principal foco no aumento da produtividade do “chão de fábrica”.
A 1ª fase foi realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, que possuía em seu quadro consultores técnicos capacitados e certificados e com especialização, para atuar com a implantação das ferramentas do Lean Manufacturing nas indústrias. As atividades realizadas foram nos processos de elaboração, validação e consolidação da ferramenta desenhada para a realidade das indústrias do Estado, pois foram responsáveis pela realização do diagnóstico inicial o que possibilitou uma visão e entendimento da real necessidade de cada empresa.
O Sebrae Minas entrou na 2ª fase do Programa Brasil Mais Produtivo, com a Industria + Avançada, se tornando um complemento para o fortalecimento das empresas já atendidas inicialmente e com o objetivo de fazer das boas práticas de processos uma metodologia de trabalho e melhoria contínua com incremento de tecnologia e conectividade.
Não perca tempo!!!
Acesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeyzdGWbKz5Z5T0XoALAPr9yaU7zE4-Q6WjHwuiFRjsCE9bwg/viewform
Nessa 2ª fase o Brasil Mais Produtivo, tem o objetivo de aumentar ainda mais a produtividade das indústrias com as seguintes consultorias:
CONSULTORIA “INDÚSTRIA + INOVAÇÃO”
Objetivo: elevar a produtividade de processos industriais por meio de processos inovadores e metodologias ágeis que permitem um alinhamento entre as equipes e o cliente, além de rápida identificação e resolução de problemas, redução de riscos, entregas de etapas mais assertivas e aumento da qualidade das pequenas empresas.
Dentro de uma indústria a inovação pode acontecer em diversos contextos e em diferentes dimensões. A seguir são enumerados os tipos de inovação alvos da consultoria.
1) INOVAÇÃO EM PROCESSO
A inovação de processos oferece benefícios claros de otimização de custo e tempo para a empresa, além de simplificar a forma como são feitas produções e entregas aos clientes. Trata-se de uma mudança em um processo já existente na empresa, e também a base cultural para alcançar desempenhos melhores em diferentes setores.
2) INOVAÇÃO EM PRODUTO
A inovação de produto trata de novos produtos que são lançados no mercado. O que define um produto inovador são os novos recursos, as características que trazem algum tipo de valor inédito para o cliente do segmento em questão.
3) INOVAÇÃO EM MODELO DE NEGÓCIOS
A inovação em modelo de negócios corresponde a indústria buscar novas formas de distribuir e interagir com os clientes criando um relacionamento inteligente e criativo.
* O Brasil Mais Produtivo, Programa do Governo Federal iniciado em 2016, por meio da coordenação do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comercio – MDIC, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), teve por objetivo aumentar a produtividade industrial por meio da aplicação de metodologias de otimização dos processos produtivos.