https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Ubá-MG: Comunicado Oficial 121 - COVID/19
UBÁ EM PAUTA
Publicado em 13/07/2020

Em 13/07/2020 às 12:38 - Matéria nos enviada por email

Por Comunicação Social - Prefeitura Municipal de Ubá-MG

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Segue atualização do Boletim COVID-19.

-----

 

Comunicado Oficial 121 - COVID/19

 

Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento.

 

- Total de casos confirmados: 200

(Soma dos casos confirmados de COVID-19 em pacientes residentes em Ubá)

 

- Casos confirmados em acompanhamento: 45

(casos confirmados de COVID-19 cuja condição clínica permanece sendo acompanhada)

 

- Casos recuperados: 148

(casos confirmados de COVID-19 que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 14 dias sem intercorrências.)

 

 - Óbitos confirmados: 07

 

- Óbitos suspeitos/investigados: 0

(soma dos casos de pacientes com suspeita de COVID-19 que vieram a óbito, cujo resultado do exame ainda é aguardado.)

 

- Casos Notificados: 1400

(total de casos analisados, dentre monitorados, confirmados e descartados desde 15/03/20)

 

- Casos em monitoramento por síndrome gripal: 787

(casos de pacientes monitorados com síndrome gripais que não se enquadram para coleta do teste)

 

 - Casos em investigação: 24

(casos suspeitos de pacientes aguardando resultado do teste.)

 

 - Pacientes internados em leito clínico: 7

(pacientes com caso suspeito ou confirmado de COVID-19 que encontram-se internados em leito clínico de isolamento.)

 

 - Pacientes internados em leito de UTI: 10

(pacientes com caso suspeito ou confirmado de COVID-19 que encontram-se internados em leito de UTI.)

 

Sobre o 7º óbito confirmado:

Paciente do sexo feminino, faixa etária de 45 a 50 anos de idade. Internada em 07/07, paciente possuía comorbidades como diabetes, hipertensão, asma, bronquite e obesidade. Veio a óbito em 12/07/20. 

 

Sobre os novos casos confirmados:  

200º caso: paciente do sexo masculino, faixa etária de 20 a 25 anos de idade.  

 

Esclarecimento:

- O Município de Ubá esclarece que nosso boletim diário informa apenas dados referentes a situação de pacientes RESIDENTES na cidade. Trata-se de protocolo padrão adotado por todos os municípios.

 

Novo Decreto

Publicado nesta segunda-feira (13) o Decreto Municipal 6.417/2020 (segue anexo), prorrogando até o dia 27 de julho a vigência dos termos e condições estabelecidos nos decretos anteriores (DM 6.393/20 e DM 6.411/20). Ubá permanece na esfera mais restritiva do plano Minas Consciente (onda verde), com permissão de funcionamento apenas das atividades econômicas consideradas essenciais pelas Deliberações do Comitê formado pelo Governo do Estado. 

 

No texto inicial, o novo decreto esclarece que foram considerados o crescimento dos casos de COVID-19 em Ubá e região, o aumento de internações em UTI e clínica médica nos hospitais referência, além de dados que demonstram que o índice de isolamento social em Ubá está aquém do esperado. Soma-se a estes fatores a previsão de pico da doença em Minas Gerais para esta semana. Em vídeo gravado nesta manhã (áudio anexo) o prefeito Edson Teixeira Filho esclarece estes pontos e pede, mais uma vez, a colaboração da população seja com o isolamento social ou seja com o uso de máscaras. 

 

Unidade de Atendimento Municipal COVID

Com o objetivo de atuar como suporte técnico de saúde aos pacientes que necessitam de isolamento, entrará em funcionamento nesta segunda-feira (13) a Unidade de Atendimento Municipal COVID (Casa de Oração). A medida permitirá acolher a demanda de alguns pacientes infectados que hoje cumprem a quarentena em leitos de hospital ou em residência, como os casos dos pacientes idosos infectados em asilo local. Destaca-se que a Unidade não terá a função de porta de entrada para o sistema de saúde, apenas de encaminhamento. "Não se trata de um hospital e sim uma unidade de acolhimento, onde os esforços não estão sendo medidos para acolher da melhor maneira possível os pacientes, bem como oferecer uma estrutura adequadamente preparada, com profissionais aptos para atender a quem precisar", afirmou a secretária de Saúde, Dulcinea Thinassi.

 

Ubá recebe 18 novos respiradores em 10 dias

O trabalho de planejamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Ubá desde o início da pandemia já mostra resultados. Nesta semana, mais 10 respiradores da Secretaria de Estado de Saúde chegaram ao município e foram encaminhados ao Hospital Santa Isabel. Somados aos 8 respiradores recebidos na semana anterior, o hospital já conta com 30 respiradores. Somam-se a estes os demais respiradores nos outros hospitais que compõem a nossa microrregião. Porém, a população precisa colaborar para evitarmos a ocupação destes leitos pois os recursos, inclusive de equipes de saúde, não são ilimitados. 

Ainda assim, destaca-se que o momento é de cuidado. O estado de Minas Gerais está com a curva em ascensão, assim como nossa macrorregião de saúde. 

 

 Fiscalização

Para denúncias: Unidade Integrada de Fiscalização recebe e atende as demandas de denúncias somente online, através do endereço www.uba.mg.gov.br/ouvidoria

 

Orientações à comunidade

Façam distanciamento social, através de isolamento domiciliar. Atenção redobrada aos pacientes do grupo de risco.

Se você apresenta sintomas de síndrome gripal, caracterizados por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória procure a Unidade Básica a Saúde do seu bairro (segunda a sexta, de 7h às 16h) ou um dos Pronto Atendimentos Municipais 24h, instalados no Hospital São Vicente de Paulo e no Hospital Santa Isabel. É obrigatório o uso de máscara ao sair de casa.

 

Em caso de sintomas leves: Informe o setor de Epidemiologia ou a Unidade de Saúde mais próxima, permaneça em casa por 14 dias, siga rigorosamente todas as orientações de higiene, não receba visitas, faça repouso, beba bastante água, evite permanecer em ambientes compartilhados da casa, como cozinha/ sala de estar, use máscara.

 

O contato deve ser feito através da Central de Atendimento Covid-19, que atende a população por meio do número 0800 000 2966, das 7h às 19 horas, todos os dias da semana. A Central também atende pelo whatsapp através dos números 3301-6503 ou 3301-6508.

 

Acesse o site da Prefeitura e acompanhe todos os boletins publicados e ainda uma seção com informações sobre o regime de atendimento ao público dos órgãos públicos municipais.

 

Novas atualizações serão repassadas amanhã (14/07) a partir das 12h, ou a qualquer momento em caso de atualizações importantes. Reiteramos que o canal para informações à imprensa será única e exclusivamente através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, e contamos com a compreensão de todos.

 

 

covid 13.07.jpegcovid 13.07.jpeg~244 KBBaixar

Comentários