https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Ubá-MG: Esclarecimentos sobre ocupação de leitos e surto em asilo
UBÁ EM PAUTA
Publicado em 07/07/2020

Em 06/07/2020 às 19:08 - Matéria nos enviada por email

Por Comunicação Social - Prefeitura Municipal de Ubá-MG

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

Sobre a atual ocupação dos leitos de UTI COVID e também a situação dos idosos residentes em asilo da cidade e contaminados pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá informa que: 

 

- A microrregião de Ubá possui 27 leitos de UTI para pacientes de COVID-19. Dez destes leitos estão localizados no Hospital Santa Isabel. Portanto, esclarecemos que a afirmação de que "100% dos leitos de UTI COVID estão ocupados" hoje (06/07/2020) é referente apenas ao mencionado hospital, não incluindo os demais, que ainda possuem leitos disponíveis.

- Após o recebimento de 8 novos respiradores e a conclusão das obras de uma nova ala de 22 leitos, está prevista para os próximos dias a transferência da atual UTI COVID do Hospital Santa Isabel para a nova ala. Essa mudança e a instalação dos novos respiradores permitirá dobrar o número de vagas até então disponível.

- No "Comunicado Oficial 114 - COVID-19", divulgado hoje pela Prefeitura de Ubá, constam 17 pacientes internados, entre UTI COVID e leitos clínicos. Destaca-se que a maior parte destas internações deu-se em razão de um surto de COVID-19 detectado em um asilo local. Visando eliminar possíveis transmissores da doença para os demais residentes, foi realizada, neste domingo (05), a remoção e internação hospitalar de 10 idosos. Um funcionário também está internado. Outros 3 idosos estão isolados na própria unidade, sem contato com os demais moradores e em monitoramento constante. A Prefeitura já realiza a contratação de um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem para atuação no asilo, em reforço à equipe local. Destaca-se que desde o início da pandemia a equipe de Vigilância Epidemiológica Municipal esteve em contato com o asilo, passando orientações, esclarecimentos e informando sobre as medidas preventivas.

- A Prefeitura já realiza os trâmites finais para o início das operações da Unidade de Atendimento Municipal COVID-19 (Casa de Oração). Os profissionais necessários já aprovados em processo seletivo estão sendo convocados e a expectativa é pelo funcionamento a partir da próxima semana. Logo no início do funcionamento, a intenção é que os pacientes do asilo que ainda necessitem cumprir período de quarentena sejam levados para esta Unidade, eliminando a possibilidade de contágio entre os demais residentes. Todos permanecerão sob cuidados através de parceria entre Secretaria de Saúde e a referida instituição de longa permanência.

Por fim, a Prefeitura de Ubá reforça seu compromisso com a tomada de todas as medidas necessárias e responsáveis no enfrentamento à COVID-19, e reafirma que o comprometimento de toda a sociedade com as medidas de isolamento social e o uso de máscaras são a única forma de se evitar o colapso do sistema de saúde.

 

Atenciosamente, 

 

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Ubá

Comentários