https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Faixa de cabelo pode causar refluxo e prejuízo ao sono dos bebês?
04/08/2016 10:43 em Saúde / Ciência
 

 

 

No dia 1 de agosto, uma postagem feita pelo osteopata José Eduardo Souza, de Presidente Prudente (SP), viralizou no Facebook. Ele relata que atendeu uma bebê que sofria com refluxo gastroesofágico e insônia, sintomas que foram relacionados por ele ao uso de um enfeite de cabelo em forma de faixa, que estava apertada na cabeça.

“É como se o crânio do bebê fosse feito de um tecido grosso, com apenas alguns pontos de calcificação, que faz movimentos involuntários de expansão e retração. Quando você impede essa movimentação, que é fundamental para a saúde, alguns sintomas podem ser percebidos”, explicou, em entrevista à CRESCER. De acordo com o texto compartilhado por ele, a faixa de cabelo é capaz de comprimir a sutura occiptomastóide, que é o ponto de união de um osso com o outro. Além disso, também pode apertar o nervo vago, que está situado em uma porção mais interna da nuca, e que comanda o sistema gastrointestinal, alterando suas funções. Por isso a bebê estaria com refluxo. Segundo o relato do osteopata, no terceiro dia após suspender o uso da faixa, a menina já apresentou melhora dos sintomas. Ainda assim, ele ressalta que o tratamento com o osteopata não exclui o acompanhamento com um pediatra.

O que dizem os médicos

Para a pediatra Flávia Oliveira, é improvável que a causa do refluxo da criança fosse a faixa de cabelo: "Sinceramente, achei muito estranho. A ponto de fazer tudo isso, a faixa deveria estar muito apertada e, mesmo assim, não sei se daria todos esses efeitos. Não vejo correlação clínica com o refluxo". Ela lembra que até o sexto mês, a maioria dos bebês tem um refluxo fisiológico, devido a uma imaturidade do sistema digestivo. "A gente desconfia do refluxo patológico quando o bebê para de ganhar peso mesmo mamando bem e está com muita irritabilidade. Ainda assim, não é de praxe medicar os bebês por conta disso", explica.

A pediatra Camila Reibscheid, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim (SP), concorda que não há estudos suficientes para correlacionar o problema ao uso da faixa. Ainda assim ela enfatiza que é preciso tomar muito cuidado: "Tem gente que coloca a faixa muito apertada. A criança fica irritada, incomodada, não dorme e a última coisa que passa pela cabeça dos pais é que pode ser por causa do acessório". Além disso, é necessário ficar atento a todos os enfeites colocados na cabeça dos bebês, porque eles podem arrancá-los e se enforcar.

Sobre o uso das faixas de cabelo especificamente, prefira as que são de tecidos mais delicados, que não apertam tanto a cabeça. Mesmo assim, a receita para escolher qualquer roupa ou acessório para bebês e crianças é uma só: conforto e segurança. "Se a criança chorar, ficar irritada ou tentar arrancar, tire", recomenda Flávia.

O que é osteopatia
É um ramo da medicina alternativa que foi criado pelo médico americano Andrew Taylor no final do século XIX. No Brasil, ela é uma especialidade da fisioterapia. Entre os seus princípios básicos está o tratamento do paciente com o foco no reequilíbrio do corpo e não apenas na doença. Os tratamentos osteopáticos geralmente focam em dores nas costas, na cabeça, pescoço e articulações.

 

Da redação de Crescer/3 de ago de 2016/Site Flipboard

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!