https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Fitness: queime até 30% mais calorias exercitando-se no frio
25/07/2016 10:52 em Saúde / Ciência
 

 

 

A gente sabe: no inverno, sair debaixo das cobertas pra treinar equivale a travar uma batalha épica. Mas, aqui vai uma notícia que serve como munição extra nessa luta:fazer exercício em temperaturas baixas pode aumentar até 30% a queima de caloria! É isso mesmo que você leu. Parece até ironia, mas o inverno realmente é um ótimo momento pra você perder uns quilinhos.

 

Segundo o pesquisador Luis Carlos Oliveira, do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) e coordenador do Programa Agita São Paulo, não é o exercício que nos leva a queimar mais calorias, mas o nosso próprio corpo que muda em climas amenos.

“Isso acontece porque o organismo precisa produzir mais energia pra manter e equilibrar a temperatura do corpo. O ser humano necessita estar numa temperatura de 36,5° C”, explica. É a chamada termogênese, produção de calor para o equilíbrio da condição da homeostase corporal. Traduzindo: pra compensar o frio, nós produzimos mais energia, o que significa queima de caloria.

Brrrrrr... que frio 
De acordo com Luis Carlos, qualquer temperatura exterior abaixo dos 17 graus provoca uma queda nesses 36,5 graus corpóreos e, portanto, desperta o mecanismo da termorregulação, que é pra elevar o nosso corpo novamente à temperatura ideal.

“É muito fácil de perceber isso. Pense no fenômeno da tremedeira. Quando você começa a tremer de frio, está ocorrendo a contração muscular desencadeada por um processo de termorregulação. Toda vez que o músculo contrai, você está gerando calor, ou seja, queimando calorias”, explica o pesquisador.

E olha só que bacana, segundo um estudo do NIH (Instituto Nacional de Saúde), em Washington, Estados Unidos, tremer de frio equivale a séries de exercícios físicos moderados. A pesquisa concluiu que a tremedeira converte a gordura que armazena energia (aquela que detestamos!) em um tipo de gordura que queima a energia pra gerar o calor.

 

Não abuse 
Miga, não pense que só porque nós queimamos mais calorias no frio, devemos sair correndo seminus por aí, afinal, ninguém quer ficar doente. “Não é saudável expor o organismo a baixas temperaturas. Dependendo do sistema imunológico, você pode pegar um resfriado, uma gripe, que pode até evoluir pra uma pneumonia”, avisa Luis Costa. Portanto, faça seu exercício com roupas específicas para atividades no inverno e até com touca e luva, se necessário. “Mas, não esqueça que as roupas precisam ser leves. Agasalhar-se demais faz você eliminar líquidos e não gordura”, afirma.

Vá pra rua! 
Ok, fazer exercício no frio é bom, muito bom. Mas, enfrentar um dia nublado, com vento gelado batendo no rosto pode não ser tão gostoso assim. Todavia, é esse o ambiente mais adequado para rolar a termorregulação. “Aquela 
corrida de 30 minutos acaba gastando mais calorias no inverno, principalmente em ambientes externos,” indica. Luis Carlos também comenta que mudar a atitude em pequenas coisas pode fazer diferença: “No lugar de pedir um delivery, ir até o restaurante a pé, fazer uma caminhada de três quarteirões, tudo isso conta como benefício para seu organismo”.

Hidrate-se 
Água, água e mais água. No inverno, é comum sentirmos menos sede. Mas é importantíssimo hidratar o corpo assim como fazemos no verão. “Beba líquidos antes, durante e depois do exercício. Isso é essencial”, afirma.

O lado ruim 
A notícia é linda, mas tem um porém que você provavelmente já percebeu. Pergunte-se quando você está mais disposta a comer uma salada, no verão ou no inverno? O primeiro, certo? No frio, tendemos a comer comida calórica. A explicação está em nosso próprio organismo, que precisa repor calorias devido à temperatura. “Nosso corpo é muito bem planejado neurofisiologicamente, e acabamos tendo determinados comportamentos a partir de impulsos e vontades de forma instintiva. Então, no inverno, acabamos sentindo apetite por alimentos mais calóricos, mais gordurosos, mais doces. É por uma necessidade mesmo, nosso organismo está programado pra isso”, explica. Portanto, nada descuidar da alimentação pensando que no inverno você emagrece mais fácil. O ideal é resistir a tentação dos chocolates quentes e das massas e manter uma dieta equilibrada no inverno.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!