https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
7 truques para deixar de gastar à toa e economizar dinheiro
18/07/2016 09:34 em Economia

  Viagem, carro novo ou empresa própria. Você vive planejando fazer um desses sonhos virar realidade e sempre empaca no mesmo problema: dinheiro? Atualmente, mais de 59 milhões de brasileiros acumulam R$ 264,2 bilhões em dívidas atrasadas, segundo levantamento da Serasa Experian. Se você é um deles, é hora de rever as finanças.

As dívidas são um dos principais impedimentos para economizar dinheiro. Outro motivo é a autossabotagem e a falta de planejamento. Para fugir desses problemas, confira sete truques imbatíveis para deixar de gastar à toa e economizar dinheiro.

1. Anote tudo 
O primeiro passo é fazer um planejamento. Para dar certo, comece calculando todas as suas despesas e quanto dinheiro pretende economizar. No dia a dia, anote todos os gastos. Todos mesmo, incluindo os centavos.

2. Abandone o cartão 
Os cartões de crédito tornaram a vida das pessoas mais fácil, mas podem ser uma armadilha se não forem bem controlados. Para guardar dinheiro, deixe o cartão em casa e use apenas em emergências. Estudos mostram que as pessoas gastam 30% menos quando fazem compras em espécie.

3. Não pague. Faça 
Corte as despesas que você paga, mas poderia executar sozinho. Seja a manicure ou a diarista, não pague por coisas que você mesmo pode fazer. Aproveite e envolva a família nestas tarefas para que todos colaborem.

4. Tenha sua lista de compras 
Ir ao supermercado sem uma lista de compras é pedir para gastar mais. Hoje, os corredores são planejados para pegar os clientes desprevenidos. Por isso, não saia para as compras sem uma listinha e compre apenas o que precisar.

5. Espere três dias 
Viu um produto e quer comprar na hora? Espere três dias. Este é um bom prazo para pensar melhor e avaliar se o item realmente é necessário. Em geral, depois deste período, muitos consumidores até se esquecem daquele desejo incontrolável de gastar.

6. Cozinhe 
Os gastos com alimentação fora do lar dos brasileiros só cresce. O problema é que jantar fora todos os dias pode ser um problema no seu orçamento. Por isso, adquira o hábito de cozinhar sua própria comida. Além de mais saudável, você vai economizar. Vale também para o almoço: sempre que possível, leve uma marmita ao trabalho.

 

7. Cancele e-mails de lojas 
As lojas costumam usar o e-mail marketing como uma ferramenta para atrair o usuário até seus sites. Se você morder a isca, tem grandes chances de fazer gastos desnecessários. Para evitar a perdição, cancele as mensagens ou ignore quando chegar.

 

Da redação de Pequenas Empresas e Grandes Negócios/18 de jul de 2016/Site Flipboard

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!