Ubá - Boletim Epidemiológico Semanal Nº 18/2016
04/06/2016 11:13 em Região/ Zona da Mata de MG

A Prefeitura de Ubá, através da Secretaria Municipal da Saúde, informa a toda população os dados atualizados em relação a situação epidemiológica do Município.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, os dados atualizados até a vigésima semana, finalizada em 20 de maio, foram realizadas 96.712 visitas pelos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias e 3.545 casos suspeitos foram notificados, sendo 116 descartados, 1.271 confirmados e demais aguardando resultado. A Vigilância informa ainda que há certa demora na entrega dos resultados em razão do grande número de amostras enviadas à FUNED nos últimos meses, mas destaca que o número das notificações sofreu uma queda considerável nas últimas semanas.
A Seção de Controle de Zoonoses informa que durante a semana de 30 maio a 6 de junho, aproximadamente 3.187 imóveis foram visitados e aproximadamente 51 focos foram encontrados. O trabalho segue regularmente, priorizando as regiões em que o maior número de casos da doença tem sido notificados. Os bairros Vila Casal, Palmeiras, São Domingos e Louriçal, aparecem liderando esse número.
O trabalho de conscientização continua sendo realizado pela Prefeitura através das visitas dos Agentes Comunitários de Saúde em conjunto com os Agentes de Combate às Endemias, a Secretaria Municipal da Educação segue com a conscientização dos alunos trabalhando o tema em sala de aula dentre outras mobilizações. É importante reforçar que a população receba bem os Agentes e siga as orientações dadas por eles.

Influenza

De acordo como Setor de Imunização, desde o dia 30 de abril quando foi iniciada a campanha de vacinação contra a Gripe, até 20 de maio, a meta de vacinação foi alcançada na maior parte dos grupos que compõe o “Grupo Prioritário”, restando somente os de idosos, crianças e gestantes a serem alcançados. Foi destacado ainda que, no momento, eles estão sendo priorizados no recebimento da vacina que teve campanha estendida objetivando alcançar a meta de 80% do público alvo a ser imunizado.

Até o momento, 10 casos foram notificados suspeitos da doença mas nenhum deles ainda com resultado positivo confirmado.

Destaca-se também que a Farmácia Municipal, Unidades de Saúde e Hospitais, foram abastecidos com o Fosfato de Oseltamivir (Tamiflu), medicamento para tratar a doença. É importante que o medicamento seja administrado nas 48 horas do início dos sintomas. Nos períodos após o fechamento dos setores, acontece o regime de plantão, onde o medicamento pode ser retirado no Setor de Ambulância, localizado à Rua Farmacêutico Mário Azevedo, 350, no bairro Jardim Glória, telefone 32-3539-6173 ou 3531-8192.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ubá-MG – 03/06/2016 – 17h50

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE
Google