Edital prevê 65 milhões de reais para pesquisas no combate ao vírus Zika
03/06/2016 09:32 em Saúde / Ciência

Os pesquisadores brasileiros que quiserem contribuir na batalha contra o Zika já têm uma oportunidade de ajudar. O Governo Federal lançou nesta quinta-feira (2) um edital que prevê recursos de 65 milhões de reais para a realização de pesquisas sobre o vírus, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. O objetivo é incentivar estudos que possam ajudar a prevenir, diagnosticar e tratar as infecções causadas pelo vírus e por outras doenças que estejam relacionadas a ele. O Zika é motivo de preocupação porque que pode causar microcefalia em bebês, se a mãe for infectada enquanto estiver grávida. Até agora, o Ministério da Saúde já confirmou mil 489 casos de crianças com a má-formação cerebral, no Brasil, que provavelmente estão relacionadas à infecção pelo vírus. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, explica porque as pesquisas na área são necessárias.

 

Segundo Ricardo Barros, ministro da Saúde:

“Precisamos de mais instrumentos, mais elementos e mais ferramentas para combater o Zika, que é um fato que a comunidade científica procura desvendar agora e nós apoiaremos os esforços para que isso seja rapidamente concluído e tenhamos as ferramentas para combater o vírus”.

 

O pesquisador interessado em participar do edital deve encaminhar o projeto pelo site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq. O site é: cnpq.br. Até agora, o Ministério da Saúde já se comprometeu com cerca de 130 milhões de reais para desenvolver vacinas, soros e estudos científicos que ajudem a combater as doenças causadas pelo Aedes aegypti. Para saber dicas sobre como eliminar os focos do mosquito que podem existir em sua casa, acesse: combateaedes.saude.gov.br

 

 

Reportagem, Bruna Goularte – Agência do Rádio – 02/06/2016 – 19h59

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Google
Image Map
PUBLICIDADE