MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Educação digital transforma 150 jovens da Zona da Mata
Por Administrador
Publicado em 27/11/2025 14:21
Zona da Mata de Minas Gerais
Energisa Minas Rio

Formatura do “Meu Primeiro Site” reúne alunos de Cataguases, Santana de Cataguases, Dona Euzébia e Goiabal

Educação e tecnologia abrindo portas para o futuro: o programa Meu Primeiro Site acaba de formar sua maior turma desde o início do projeto, capacitando 150 estudantes de escolas públicas da Zona da Mata mineira para o mercado digital. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira, 26 de novembro, no Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases, e contou com a presença de alunos, mentores voluntários e representantes da Energisa e da Junior Achievement, reunindo participantes de Cataguases, Santana de Cataguases, Dona Euzébia e da comunidade Goiabal.


16 anos de impacto social e transformação de vidas

O Meu Primeiro Site é uma iniciativa da Junior Achievement Brasil, em parceria com o Instituto Energisa e patrocínio do Grupo Energisa, que ao longo de 16 anos tem unido voluntariado, educação e cidadania. Nesse período, 3.345 jovens já foram capacitados, sendo 364 especificamente na trilha do Meu Primeiro Site, que prepara adolescentes para o universo da tecnologia, programação e novas oportunidades profissionais.

Além da trilha digital, o programa trabalha temas como:

  • Educação financeira

  • Empreendedorismo

  • Futuro do trabalho

  • Tecnologia e inovação

Nos últimos três anos, passou a integrar o Rio Pomba Valley, polo tecnológico e empreendedor da Zona da Mata, ampliando o alcance e conectando jovens ao ecossistema digital da região.


Tecnologia, protagonismo e novas oportunidades

Durante a formação, os alunos desenvolvem sites com temas sociais e ambientais. O melhor projeto de cada escola é premiado com um notebook, incentivando a continuidade da jornada digital.

Para muitos estudantes, a experiência foi transformadora.
A aluna Isabelly Neves, 17 anos, da Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto (Cataguases), relata:

“Aprendi tanto que agora quero compartilhar esse conhecimento com outras pessoas. Projetos como esse nos fazem refletir sobre a vida profissional e sobre o lado pessoal. É acreditar na própria capacidade. Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, essas habilidades são essenciais para garantir novas oportunidades. Com esse aprendizado, podemos construir um futuro melhor usando a tecnologia."

O estudante Benício Resende Costa, 16 anos, da Escola Estadual Severino Rezende (Santana de Cataguases), reforça o significado da iniciativa:

“Esse projeto significa muito para Santana, uma cidade menor onde as oportunidades de capacitação são limitadas. A iniciativa acompanha a evolução local, criando novas possibilidades e abrindo portas para os estudantes. Desenvolvi um site baseado na ODS 3, que trata de Saúde e Bem-Estar, porque acredito na importância de garantir qualidade de vida e acesso à saúde para todos."


Sobre a Junior Achievement

A Junior Achievement (JA) é uma das maiores organizações de educação prática do mundo, presente em mais de 100 países. Atuando há mais de 40 anos no Brasil, já impactou mais de 7 milhões de estudantes, levando conhecimento e experiência aplicada a escolas públicas e privadas.

A JA Worldwide, rede global da qual o capítulo brasileiro faz parte, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz 2025 — sua quarta indicação consecutiva, reforçando o impacto da organização na geração de oportunidades, inclusão e desenvolvimento social.


Sobre o Instituto Energisa

Criado em 2003, o Instituto Energisa atua na promoção da educação, cultura, meio ambiente e desenvolvimento humano. Com presença em 11 estados brasileiros e mais de 800 municípios, fortalece o impacto social por meio de projetos que estimulam:

  • Sustentabilidade

  • Inclusão produtiva

  • Desenvolvimento de comunidades

  • Circulação de conhecimento e cultura

As iniciativas transformam territórios e ampliam o acesso à tecnologia, estimularam a formação de jovens e a construção de futuros mais sustentáveis.

 

 


Fonte: Edneia Cristina da Silva Zart -  Analista de Comunicação III – C

Editora: Geane Nicácio — Multisom Ubaense

Comentários