MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Polícia Civil desarticula megarrede de receptação de cobre em três estados e bloqueia R$ 30 milhões na Operação Cyprium
Por Administrador
Publicado em 12/11/2025 22:26
Ocorrências policiais - Polícia Cívil
Imagem criada por IA

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio do Núcleo Regional de Inteligência de Juiz de Fora e da Delegacia de Visconde do Rio Branco, deflagrou nesta quarta-feira (12/11) mais uma fase da Operação Cyprium, considerada uma das maiores ações já realizadas no estado contra o furto e a receptação de fios de cobre.

 

A ação ocorreu de forma simultânea em oito cidades de três estados — Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia — e contou com o apoio das Polícias Civis do Rio de Janeiro e da Bahia. No total, foram cumpridos 38 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão.

 

As investigações apontam que o grupo criminoso atuava de forma estruturada, movimentando mais de R$ 30 milhões nos últimos anos. Toneladas de fios de cobre furtados eram enviadas semanalmente para os estados do Rio de Janeiro e Bahia. O esquema envolvia funcionários e ex-funcionários de empresas de telefonia e internet, que facilitavam os furtos utilizando uniformes e ordens de serviço falsas para disfarçar as ações criminosas.

 

 

Polícia Civil deflagra Operação Açor em Viçosa, Ervália e Coimbra com apoio da Delegacia Regional de Ubá

 

Também nesta quarta-feira (12/11), a Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou a Operação Açor, conduzida pela 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) de Viçosa, com apoio operacional da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e reforço de policiais civis da Delegacia Regional de Ubá.

 

A operação foi realizada nas cidades de Viçosa, Ervália e Coimbra, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa atuante na microrregião. Ao todo, 125 policiais civis e militares participaram da ação, que resultou na prisão de nove indivíduos e na apreensão de um menor infrator.

 

Foram arrecadados armamentos, munições, entorpecentes, aparelhos celulares, veículos, dinheiro em espécie e anotações relacionadas ao tráfico de drogas.

 

Coordenada pelos delegados Dr. Renato de Oliveira Zanco e Dr. Moisés Albuquerque da Costa Freitas, a operação recebeu o nome Açor, inspirado na ave de rapina conhecida por sua precisão, inteligência e agilidade — características que simbolizam o trabalho das forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado.

 

 

Coletiva de imprensa

 

Outras informações serão divulgadas pela Polícia Civil durante coletiva marcada para:

 

  • Data: 12 de novembro (quarta-feira)

  • Horário: 10h30

  • Local: Delegacia Regional de Polícia Civil em Juiz de Fora

  • Endereço: Rua Custódio Tristão, 76 – Santa Terezinha

  • Entrevistados: Delegados Bruno Wink, Márcio Rocha Vianna e Pedro Henrique Vasques Fernandes

 

Edição: Geane Nicácio – Multisom Ubaense
Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)

 

 

 

Comentários