https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Energisa Minas Rio realiza ações educativas para prevenir acidentes com eletricidade na construção civil
Publicado em 24/07/2025 15:30
Notícias da Rede
Energisa Minas Rio

Em alusão ao Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado em 27 de julho, a Energisa Minas Rio intensificou suas ações de conscientização voltadas à segurança no setor da construção civil — uma das áreas com maior incidência de acidentes envolvendo eletricidade. Em 2025, a distribuidora realizou visitas a mais de 120 obras em 56 municípios, alcançando mais de 700 trabalhadores com a campanha Parada de Segurança.

A ação tem como objetivo alertar sobre os riscos da proximidade com a rede elétrica, orientando pedreiros, pintores, ajudantes e gestores de obra quanto às medidas de proteção. Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) apontam que esse público está entre os mais afetados por choques elétricos no Brasil, sendo responsável por 12,5% das mortes por esse tipo de ocorrência.

Durante as visitas, 62 colaboradores da Energisa participaram ativamente da campanha, em parceria com órgãos públicos como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. “Nosso compromisso com a vida vai além dos nossos eletricistas. Queremos conscientizar todos os profissionais que, direta ou indiretamente, lidam com a rede elétrica”, afirma Luana Cruzué, analista de Planejamento da Energisa Minas Rio.

Luana reforça que os perigos vão além dos profissionais: “Muitas vezes, moradores, pequenos empreiteiros e até curiosos se aproximam de áreas de risco sem ter noção do perigo. As ações da Parada de Segurança ajudam a criar uma cultura de prevenção que ultrapassa os limites dos canteiros de obras e alcança toda a sociedade.”

Entre as orientações repassadas estão:

  • Manter andaimes, vergalhões e calhas afastados da rede elétrica;

  • Verificar a altura de caminhões em manobras perto da rede;

  • Utilizar sempre Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);

  • Instalar antenas longe da rede elétrica e nunca tentar recuperá-las em caso de queda sobre os fios;

  • Não conectar cabos de antena à rede elétrica;

  • Desligar os aparelhos da tomada antes de realizar reparos.

Educação desde cedo

Além da atuação junto a trabalhadores, a Energisa também aposta na formação de uma nova geração mais consciente por meio do projeto Energisa nas Escolas. A iniciativa, antes chamada CIPA nas Escolas, promove atividades lúdicas e informativas sobre segurança com eletricidade, direcionadas a crianças e adolescentes.

Em 2025, o projeto passou por 34 instituições de ensino, atingindo mais de 1.400 alunos nos municípios de Cataguases, Leopoldina, Muriaé, Ubá, Manhuaçu, Visconde do Rio Branco e Nova Friburgo.

Fonte: Energisa Minas Rio

 

Comentários

Mais notícias

Não temos nenhuma recomendação no momento