Regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste também têm baixa umidade
AGÊNCIA BRASIL
Publicada em 25/09/2024 - 15:52/Portal EBC - Matéria retirada do portal da Agência Brasil (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-09/inmet-emite-alerta-laranja-para-onda-de-calor-em-10-estados-e-no-df)
A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google
Brasília
© TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL
Versão em áudio
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para onda de calor para dez estados e o Distrito Federal. Nesses locais, a temperatura registrada está 5° acima da média.
Serão afetados pelo forte calor, além do Distrito Federal, os estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, além do norte do Rio Grande do Sul.
Baixa umidade
O Inmet também divulgou alerta laranja para baixa umidade. Estão incluídas no alerta as regiões Centro-Oeste, parte dos estados do Nordeste (com exceção de Alagoas e Sergipe), nos municípios mais afastados do litoral, além de Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
Nesses locais, a umidade relativa do ar deve variar de 20% e 12%. Há risco de incêndios florestais e à saúde da população, com ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%.
O Inmet orienta a população a beber mais líquido e evitar tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.
Relacionadas
Baixa umidade deve atingir hoje várias regiões do país, prevê Inmet
Brasil levará ao G20 preocupação com efeito de ondas de calor na saúde
Edição:
Marcelo Brandão