https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Ipsemg disponibiliza 19 tipos de exames cardiovasculares
06/07/2023 15:58 em Saúde

QUI 6 JULHO 2023  15:10  ATUALIZADO EM QUI 06 JULHO 2023 15:44 - Por Agência Minas - Matéria retirada do portal da Agência Minas (https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/ipsemg-disponibiliza-19-tipos-de-exames-cardiovasculares)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada da própria matéria

 

Centro de Propedêutica do hospital realiza, mensalmente, cerca de 700 procedimentos

 

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), por meio do Centro de Propedêutica Cardiovascular (CPVC) do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte, oferece 19 tipos de exames cardiovasculares para os beneficiários e seus dependentes:

Ipsemg / Divulgação

  • Doppler colorido arterial de membros superiores e inferiores
  • Doppler colorido de veia cava superior ou inferior
  • Doppler colorido venoso de membro inferior-unilateral e membro superior
  • Duplex Scan de carótidas Doppler color vasos cervicais arteriais (Carótidas)
  • Duplex Scan de vertebrais Doppler color Vertebral Bilateral (Vertebrais)
  • Ultrassom – Doppler color vasos cervicais bilaterais (Subclávia e jugular)
  • Ecocardiograma Transtorácico adulto e pediátrico
  • Ecodoplercardiograma transoperatório (Transesofágico ou Epicárdico)
  • Ecodoppler de esforço ou stress farmacológico
  • Ecodoppler fetal com mapeamento de fluxo a cores (Por feto)
  • Ecodoppler Transesofágico (Inclui Transtorácico)
  • Ecocardiograma bidimensional com strain
  • Teste de inclinação ortostática – Tilt Test
  • Holter 24, 48 e 72 horas - 3 Canais - Digital

“Os exames citados são de suma importância na definição diagnóstica das possíveis doenças cardiológicas de que o paciente vem se tratando ou aventadas por seu médico” ressalta o cardiologista e coordenador do CPCV,  Bráulio Muzzi Ribeiro de Oliveira. “Por exemplo, o exame de Holter, método que registra o eletrocardiograma por 24 ou 48 horas, é fundamental no diagnóstico das arritmias cardíacas”, completou. 

O Centro de Propedêutica Cardiovascular do HGIP conta com equipamentos de última geração para realização do ecocardiograma com imagens em 3D, o qual permite uma melhor avaliação de doenças valvares e função da contratilidade cardíaca.

Agendamento de exames

Para agendar os exames, os beneficiários devem ter em mãos o pedido médico original (sem rasura), com data (validade dentro de 180 dias), identificação do paciente, nome do exame, justificativa ou CID, assinado e com carimbo médico e o cartão do Ipsemg.  Esse pedido não precisa ser no impresso do instituto.

A marcação pode ser feita por telefone, na Central do Lig Minas 155 (telefone fixo) ou (31) 3069-6601 para ligações de celular (ligação tarifada de acordo com a operadora).

“Geralmente, os exames cardiológicos como o ecocardiograma, Doppler, Holter, dentre outros, são indicados para pessoas com histórico de doenças cardiovasculares na família e que fazem parte de grupos de risco. Entretanto, devem ser feitos por todos que se preocupam em manter a saúde em dia. Esses exames também servem para ajudar a equipe médica no acompanhamento de tratamentos diversos”, explica a coordenadora administrativa do Centro de Propedêutica do HGIP, Nelia Moreira de Farias.

Centro de Propedêutica do Hospital do Ipsemg

O Centro de Propedêutica está localizado no 2º andar do HGIP e realiza, mensalmente, cerca de 700 procedimentos. O local possui cinco salas de exames e conta com uma equipe de profissionais médicos altamente capacitados, além de uma equipe de enfermagem e administrativo, todos voltados para um atendimento ágil, de qualidade e humanizado para todos os beneficiários do instituto.

É importante destacar que todos os procedimentos são indolores e levam um tempo médio de 30 minutos para a realização, isso dependendo do perfil de cada beneficiário. Antes do exame, o beneficiário é orientado sobre o preparo e demais informações, como uso e suspensão de medicamentos e documentações necessárias para apresentação no dia do exame.

Funcionamento

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, para atendimentos eletivos.  O CPCV também funciona com uma escala de plantão de médicos cardiologistas e vasculares a fim de atender as urgências do Hospital, priorizando os beneficiários internados, Centro de Terapia Intensiva (CTI) e o Serviço Médico de Urgência (SMU).

Acesse o site do Ipsemg, clique em Serviços, em seguida Saúde e, posteriormente, em "Realização de exames na rede própria". Selecione a opção "Exames cardiológicos" para visualizar mais informações sobre os exames disponíveis.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!