https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Tarifa Social na contas de água beneficia famílias de baixa renda
31/01/2023 10:02 em Economia

SEG 30 JANEIRO 2023  15:30  ATUALIZADO EM SEG 30 JANEIRO 2023 13:48 - Por Agência Minas - Matéria retirada do portal da Agência Minas (https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/tarifa-social-na-contas-de-agua-beneficia-familias-de-baixa-renda)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

Arsae-MG orienta inscritos no CadÚnico a procurarem as empresas de saneamento e garantir direito de adesão

 

A Tarifa Social é um benefício que reduz as faturas e possibilita às famílias de baixa renda o acesso à água e destinação adequada de seus esgotos. Têm direito ao benefício famílias inscritas no CadÚnico, que tenham a renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e unidade usuária classificada como residencial.

A redução no valor da conta é calculada de acordo com o consumo de cada família. Quanto menor for o consumo de água do imóvel, maior será o desconto. O benefício possibilita  famílias mais vulneráveis economicamente paguem tarifas reduzidas para ter acesso à água e destinação apropriada de seus esgotos.

A gerente de Regulação Tarifária da Arsae-MG, Marina Trivelato, reforça a importância da Tarifa Social para a sociedade.

“O benefício é uma grande conquista para as famílias de baixa renda, pois por meio dele pessoas mais carentes podem ter acesso aos serviços essenciais de abastecimento de água e esgoto por um preço mais acessível. Assim, inscritos no Cadastro Único (Cad Único) para programas sociais do governo federal e que tenham renda média familiar de até meio salário mínimo por pessoa devem procurar as empresas de saneamento e buscar seu direito de adesão à Tarifa Social”, informa.

Como saber

Para se inscrever ou atualizar o cadastro no CadÚnico, o usuário deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do seu município a fim de obter o documento chamado “Folha Resumo”.

Posteriormente, o beneficiário deve entrar em contato com a Copasa, por meio de um dos canais de relacionamento e, além da “Folha Resumo”, apresentar o CPF e a conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa. A Copasa fará a análise da documentação e concederá o desconto na próxima conta, caso a documentação esteja regular.

A solicitação de inclusão na tarifa social poderá ser feita por meio de um dos canais digitais de atendimento: webchat no site da Copasa e o WhatsApp (31) 99770-7000. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para ter acesso a mais informações acesse o site da Arsae-MG: www.arsae.mg.gov.br/tarifas.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!