Publicado em 03/11/2022 11:25 - Atualizado em 03/11/2022 11:33 - Matéria retirada do portal da Prefeitura Municipal de Ubá-MG
A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrtiva e foi retirada de arquivos da internet/Google
A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria de Educação, realiza de 09 a 30 de novembro, o Cadastramento Escolar para o ano letivo de 2023. As inscrições serão online. O resultado será divulgado no dia 12 de dezembro.
A solicitação de vagas para a Educação Infantil será realizada através do endereço www.sme-uba.com.br/cadastro-escolar. Já o cadastramento para o Ensino Fundamental será efetuado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, através do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM), no endereço www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
Caso pais e/ou responsáveis não possuam meios digitais para o cadastro escolar, eles podem procurar as Escolas Municipais, no horário de 07h às 17h, para realizar a inscrição.
As matrículas para o ano letivo de 2023 serão realizadas nos meses de dezembro e janeiro. De 13 a 22 de dezembro de 2022 serão realizadas, exclusivamente, as matrículas das crianças que fizeram o Cadastramento Escolar. Após esse período, o Cadastramento Escolar perderá a validade. Já de 24 a 31 de janeiro de 2023 será o período de matrícula para as crianças que, por algum motivo, não fizeram o Cadastramento Escolar ou não efetivaram a Matrícula.
Na Rede Municipal de Ensino de Ubá, as aulas do ano letivo de 2023 serão iniciadas no dia 06 de fevereiro.
Cadastramento Escolar - Educação Infantil
O cadastro escolar para a Educação Infantil se destina a crianças de 01 ano e 03 meses até 05 anos. Os critérios para o preenchimento de vagas estão disponíveis no Edital 02/2022.
Para solicitar uma vaga, os pais e/ou responsáveis deverão preencher o formulário, disponível no endereço www.sme-uba.com.br/cadastro-escolar, de acordo com a idade da criança, tendo como data base a idade completa ou que irão completar até 31 de março de 2023. Para preenchimento da solicitação é necessária a seguinte documentação:
a)Identificação do aluno – comprovação através de Certidão de Nascimento da criança;
b)Identificação dos pais e ou responsáveis – comprovação através de cópia do RG e CPF dos pais e; ou responsáveis;
c)Endereço completo - comprovação através de comprovante de residência (água ou luz)recente (últimos 03 meses);
d)Vínculo empregatício de pais e ou responsáveis – comprovação através de CTPS e ou contracheques;
e) Informação sobre matrículas de irmãos em escolas da rede municipal – comprovação através de declaração emitida pela escola;
f)Informações sobre necessidades especiais da criança – comprovação através de laudo médico;
g)Informações sobre estado de vulnerabilidade social dos alunos – comprovação através de laudo do Conselho Tutelar;
h)Cartão do Auxílio Brasil, se fizer parte do Programa;
i)Escola onde pretende matricular a criança;
j)Marcação da opção de etapa em que pretende matricular a criança;
k)Informação se a criança já se encontra matriculada.
Cadastramento Escolar - Ensino Fundamental
O cadastro escolar para o Ensino Fundamental será realizado através do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM), no endereço www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
Os critérios para o preenchimento de vagas estão disponíveis na Resolução SEE Nº 4.775, de 19 de outubro de 2022. Devem ser inscritos:
- crianças que irão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental, com 06 (seis) anos de idade completos ou que irão completar até 31 de março de 2021;
- alunos que irão ingressar nos demais anos de escolaridade da educação básica, advindo de outras redes que não a rede municipal Ubá;
- estudantes já matriculados na rede pública em 2022, mas em escola que não oferecerá em 2023 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente, exemplo: 5º ano para 6º ano;
- público que pretenda retornar aos estudos, incluindo ensino fundamental, ensino médio e EJA;
- estudantes já matriculados na rede pública do Estado ou do Município, mas que não renovou matrícula por algum motivo.
No ato da inscrição no SUCEM é necessário preencher diversas informações relativas aos estudantes. Dentre elas:
- nome completo do candidato/aluno;
- data de nascimento;
- informações sobre a certidão de nascimento do candidato/aluno (livro, folha, termo, registro, Município onde foi lavradas a Certidão de Nascimento e a unidade federativa do cartório para documentos emitidos até 31/12/2009, ou número de matrícula da Certidão de Nascimento, unidade federativa e município do cartório, se emitida a partir de 01/01/2010);
- sexo;
- nacionalidade;
- naturalidade;
- endereço completo com CEP;
- telefone fixo e móvel, se possuir;
- e-mail, se possuir;
- número da carteira de identidade do candidato/aluno, se possuir, com o órgão expedidor;
- Cadastro de Pessoa Física - CPF do candidato/aluno, se possuir;
- filiação ou nome do responsável legal;
- declaração se o candidato/aluno possui deficiência;
- rede escolar de origem, caso não seja o primeiro ingresso na escola;
- etapa/ano de escolaridade pretendido;
-indicação de uma escola, caso o candidato/aluno tenha declarado possuir deficiência; e
- informar se há irmão na mesma escola, estadual ou municipal, com o registro das informações referentes a sua matrícula, a fim de possibilitar o encaminhamento.