Mariana Branco, da Agência Brasil
O mercado financeiro prevê que a inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), vá ficar em 4,7% em 2017. Para a Selic, taxa básica de juros da economia, a previsão é 9,5% ao ano. As estimativas estão no boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgadas nesta segunda pelo Banco Central (BC).
A previsão para a inflação se aproxima muito do centro da meta do governo, que é 4,5% com margem de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
No caso da Selic, o mercado continua confiante que os juros básicos vão cair para casa de um dígito ainda este ano. No início do mês, a previsão era de 10,25% ao ano.
Os bancos passaram a demonstrar mais otimismo após a primeira reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC reduzir a taxa básica em 0,75 ponto percentual, para 13% ao ano.
O presidente da autoridade monetária, Ilan Goldfajn, disse na semana passada, em Davos, no Fórum Econômico Mundial, que esse seria o “novo ritmo” da taxa de juros. Mas ele ressalvou, que possíveis próximas reduções dependeriam da inflação e do crescimento da economia.
Nesta segunda, o mercado manteve a previsão de crescimento da economia brasileira em 0,5% para este ano.