Matéria nos enviada por email por Roberto D’arte - Assessor de comunicação do PGE 2021 em 26/07/2021 às 11h03
A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada da própria matéria
O quinto encontro do Grandes Escritores 2021, que acontecerá virtualmente em Leopoldina-MG na próxima quinta-feira (29/07), às 19 horas, terá dois ícones da literatura brasileira. Marina Colasanti e Ignácio de Loyola Brandão, que já são veteranos no projeto, têm em suas biografias alguns pontos em comum: ambos começaram como jornalistas, são exímios cronistas e contistas, foram editores, ganharam prêmios importantes e estão traduzidos para muitas línguas. O público, então, pode esperar um bate-papo instigante, cheio de histórias marcantes e visões de mundo de quem fez da literatura um forte impacto na vida de milhões de leitores de várias gerações.
MARINA COLASANTI
Com 60 livros publicados de poesia, contos, crônicas, ensaios e literatura infanto-juvenil, Marina Colasanti é uma das escritoras mais lidas e premiadas do país. Recebeu inúmeros prêmios, entre eles sete Jabutis, duas vezes o Livro do Ano, o Prêmio Biblioteca Nacional, o colombiano Norma-Fundalectura e o Prêmio Iberoamericano SM. Ela foi a candidata brasileira ao Prêmio Internacional Hans Christian Andersen em 1994, 2015, 2017, 2019 e 2020. Considerada a revitalizadora por excelência dos contos de fadas, Marina nasceu em 1937 em Asmara, na Eritréia, viveu em Trípoli, na Líbia, mudando-se definitivamente para o Brasil em 1948. Com formação em Belas Artes (ela é também a ilustradora de suas obras), a escritora trabalhou por mais de 30 anos em redações de jornais e revistas. Ela conta que foi ao editar um suplemento infantil que se deparou com o universo da literatura infanto-juvenil, encontro que marcaria de forma definitiva a sua vida autoral. Paralelamente, a autora foi âncora, apresentadora e roteirista de diversos programas de televisão, além de publicitária muitas vezes premiada.
IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO
Paulista de Araraquara, Ignácio de Loyola Brandão é um dos escritores e jornalistas brasileiros com a carreira mais longeva. Prestes a completar 85 anos em 31 de julho de 2021, ele é um dos imortais da Academia Brasileira de Letras desde 2019, com uma vasta bibliografia entre contos, crônicas e romances. Sua carreira jornalística começou aos 16 anos na terra natal como crítico de cinema no semanário Folha Ferroviária. Depois de aprender a fazer reportagens, entrevistas, impressões e fotografia no diário O Imparcial, mudou-se para São Paulo em 1957, contratado pelo jornal Última Hora. Desde então não parou mais de escrever. Entre os mais de 30 livros lançados, estão “Bebel Que a Cidade Comeu” (1968), “Dentes ao Sol” (1976), “Cabeças de Segunda-feira” (1983), “O Anjo do Adeus” (1995), “Calcinhas Secretas” (2003) e “Desta Terra Nada Vai Sobrar, A Não Ser O Vento Que Sopra Sobre Ela” (2018).
ENCONTRO ONLINE
O quarto encontro pode ser acompanhado online pelos nossos canais no Instagram (@pgescritores) e no Youtube:
https://www.youtube.com/c/ProjetoGrandesEscritores
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
JULHO:
● Encontro 1 (01/07): Zuenir Ventura & Mauro Ventura em São João Nepomuceno.
● Encontro 1 (06/07): Encontro 01 Academias de Letras - Leopoldina, Viçosa e Triângulo Mineiro (sediada em Uberaba).
● Encontro 2 (08/07): Martha Medeiros & Leila Ferreira em Ubá.
● Oficina 1 (13/07) de Literatura (Oficina de Contadores de Histórias).
● Encontro 3 (15/07): José Santos & Selma Maria em Cataguases.
● Encontro 4 (22/07): Eliana Yunes em Juiz de Fora.
● Encontro 5 (29/07): Marina Colasanti & Ignácio de Loyola Brandão em Leopoldina.
AGOSTO:
● Oficina 2 (03/08) de Literatura (Oficina de Escrita Criativa e Tecnologia).
● Encontro 6 (05/08): Nelson Motta & Mauro Ventura em Muriaé.
● Oficina 3 (10/08) de Literatura (Oficina de Leitura no Ambiente Virtual).
● Encontro 7 (12/08): Carlos Herculano, Luiz Ruffato & Luiz Humberto França em Manhuaçu.
● Encontro 2 (17/08): Encontro 02 Academias de Letras - Araxá, Divinópolis e Muriaé
● Encontro 8 (19/08): Tony Bellotto & Raphael Montes em Viçosa.
PÚBLICO
Nesta edição o público direto serão coordenadores, professores e alunos das escolas da rede pública estadual e municipal de ensino e também instituições públicas e privadas de ensino médio e superior. Indiretamente, artistas locais, bibliotecários, profissionais da área de letras, pessoas interessadas e aquelas que apresentam o gosto por ler e pela literatura. Apesar de ter um tom intelectual, as ações são preparadas para atingir as mais diversas camadas sociais e formações.
SERVIÇO
Grandes Escritores Brasileiros ano XVI
Através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais de 17/06/2021 a 12/08/2021 de 2021 virtualmente nas cidades de: Cataguases, Juiz de Fora, Leopoldina, Manhuaçu, Muriaé, São João Nepomuceno, Ubá e Viçosa.
Plataformas: YouTube e Instagram
Patrocínio Master: Energisa.
Patrocínio: Paropas e Produtos Viçosa.
Apoio: Cidades participantes e TV Integração.
Realização: Amar Cultura e Arte, APPA Arte e Cultura e Governo de Minas Gerais.
Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas em nosso site: https://grandesescritores.com.br/
FOTOS EM ANEXO
Foto 1: A escritora Marina Colasanti
Foto 2: Marina Colasanti em Barbacena no Grandes Escritores de 2018
Fotos 3 e 4: O escritor Ignácio de Loyola Brandão