Publicado em 02/07/2021 17:03 - Atualizado em 02/07/2021 17:21 - Por Assessoria de Comunicação da PMU - Matéria retirada do portal da Prefeitura Municipal de Ubá-MG
A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google
Em razão de indicações de três semanas seguidas do Comitê Extraordinário COVID-19, Ubá avança para a onda amarela do Plano Minas Consciente. A medida foi oficializada através do Decreto Municipal 6.614/2021 que entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (05/07).
Na nova onda, fica permitida a realização de eventos e reuniões, de caráter público ou privado, inclusive cultos religiosos, desde que respeitados os seguintes limites máximos:
- Distância linear entre pessoas (em uma fila, por exemplo): 1,5 metros;
- Metragem de referência por pessoa: 4 metros quadrados;
- Limite absoluto de pessoas em eventos: 250 (desde que obedecida a distância linear e a metragem de referência por pessoa).
Destaca-se que a autorização do funcionamento fica condicionada à adoção das medidas preventivas de prevenção ao contágio da Covid-19, dentre as quais:
– obrigatoriedade do uso de máscara facial cobrindo boca e nariz;
– disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos de todos os trabalhadores e consumidores;
– controle de acesso e permanência no estabelecimento de apenas uma pessoa a cada 4,00m² (quatro metros quadrados) e distanciamento linear mínimo de 1,5m (um metro e meio) entre pessoas, vedado o autosserviço (self-service) em restaurantes.
- atendimento preferencial às pessoas do grupo de risco, em especial a idosos e gestantes, buscando reduzir o tempo dessas no interior dos estabelecimentos.