https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Entidades defendem menos impostos sobre consumo e mais tributos sobre renda
28/04/2018 08:43 em Economia

Entidades defendem redução de imposto sobre consumo e aumento de tributos sobre a renda. A Anfip e a Fenafisco, entidades que reúnem os servidores da Receita Federal e dos Fiscos estadual e distrital, lançaram uma proposta chamada de Reforma Tributária Solidária. As organizações defendem a redução do imposto sobre o consumo e o aumento do tributo sobre a renda e o patrimônio.

 

 

 

O presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital, Charles Alcântara, explicou que objetivo é reduzir as desigualdades do sistema tributário, tirando imposto de quem recebe menos e aumentando os tributos de quem recebe mais.

 

 

 

Segundo levantamento das entidades, 50% da carga tributária no Brasil vem do consumo, enquanto a média nos países da OCDE é de 32%. A OCDE é o grupo dos países mais desenvolvidos do planeta.

 

 

 

Já o imposto sobre a renda, no Brasil, corresponde a 21% de todo o tributo cobrado, enquanto a média dos países da OCDE é de 34%. O presidente da Fenafisco ressalta que é preciso aproximar o Brasil dos países da OCDE.

 

 

 

A proposta apresentada pelos servidores do Fisco recebeu o apoio de mais de 20 parlamentares de 10 partidos diferentes. A ideia das entidades é finalizar um texto para entregar aos candidatos à presidência da república em agosto.

 

 

 

No Congresso, está em tramitação uma proposta de reforma tributária sob a relatoria do deputado Luiz Carlos Hauly, do PSDB paranaense. Hauly elogia a proposta das entidades do Fisco e diz que ela esta contemplada no texto em tramitação, que foca na simplificação tributária. Mas o parecer ainda não foi apresentado. Mesmo assim, o deputado está otimista para aprovar a medida.

 

 

 

Apesar do otimismo, a comissão se reuniu pela última vez em agosto do ano passado. Com a reforma tributária sem avançar na Congresso, o governo federal informou que enviará, ainda neste semestre, uma proposta para simplificar o PIS/Confins, imposto cobrado de empresas.

 

 

Lucas Pordeus León - 27/04/2018 - 15h21 - Brasilia-DF/Radioagência Nacional/Site EBC -

A imagem da capa do site Multisom foi retirada de arquivos da internet

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!