https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Ubá-MG: Informativo Epidemiológico
15/04/2020 09:05 em UBÁ EM PAUTA

Informativo Epidemiológico 11/2020

 

Por Assessoria de Comunicação da PMU - Publicado em 14/04/2020 14:20

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

A Prefeitura de Ubá, através da Secretaria Municipal da Saúde, com o objetivo de informar a toda população os dados atualizados em relação à situação epidemiológica do Município, divulga o Informativo Epidemiológico, na edição nº 11/2020, com os números relativos às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e demais doenças e agravos.

A Vigilância Epidemiológica informa que em 2020, até a 16ª semana epidemiológica, foram constatados 1.252 casos prováveis de arboviroses sendo, 1143 de Dengue, 59 de Chikungunya e 50 de Zika Vírus.  Foram confirmados com exames laboratoriais 277 casos de Dengue e  4 de Chikungunya.

Destaca-se que os exames são realizados em laboratório de referência, na Fundação Ezequiel Dias - FUNED, em Belo Horizonte, conforme preconizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Assim, o tempo de resposta das amostras encaminhadas para análise varia de acordo com a demanda da instituição.

Com a finalidade de auxiliar os profissionais da Saúde na realização das Notificações dos casos suspeitos de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, foram disponibilizadas as fichas de notificações e protocolos de atendimento para melhor condução dos trabalhos. 

A Seção de Controle de Zoonoses informa que na semana de 6 abril, foram trabalhados os bairros: Tanquinho (45), Miragaia (39), Primavera (25), Altair Rocha (10), São José (100), Eldorado (6), Cibraci (13), Cidade Jardim (6), Santa Rosa (29), Cohab (13), Itatiaia (1), Meu Sonho (49), Aeroporto (2) e Mangueira Rural (13).Foram visitados 2.601 imóveis e 351  focos foram encontrados.

LIRAa

Assim como em janeiro de 2019, o resultado (8,2%), do primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti – LIRAa do ano de 2020, apontou um “Alto Risco” de surtos de doenças causadas pelo mosquito.

O primeiro LIRAa do ano foi realizado no período de 6 a 10 de janeiro, onde os Agentes de Combate às Endemias – ACEs estiveram em campo coletando amostras em todos os bairros do município de forma simultânea, e após consolidação dos dados foi certificado que os criadouros  dentro das residências continuam sendo o maior vilão.

Vasos, pratos, frascos de plantas e bebedouros de animais, somam 23.9% dos focos de Aedes encontrados, 23.5% são calhas, ralos, lajes e sanitários em desuso. Os tambores e reservatórios de água somam 19,1%, caixas d’agua 14.8%, lixo (recipientes plásticos, garrafas etc.) 13%, pneus 4.8% e por fim os depósitos naturais como bromélias, folhas e buracos de árvores representam 0,9%.

Combate ao Aedes em Ubá

Diante do elevado resultado do índice, 8,2%, a Secretaria de Saúde está intensificando as ações através dos mutirões de limpeza que serão retomados, contratação de novos ACEs, telagem de caixas d’água, implantação de Comissões Permanentes de Combate à Dengue - CPCDs nas empresas e nas escolas, campanhas de mobilização incentivando inclusive o uso de repelentes e a realização da limpeza nas residências.

Combater o mosquito é dever de todos! Se cada um fizer a sua parte, o mosquito não nasce!

Dicas de Prevenção

Segue o alerta à população quanto à necessidade dos cuidados que evitam a proliferação do Aedes, como:

- Mantenha limpas e vedadas adequadamente as caixas de água e os demais reservatórios de água;

- A água sanitária também poder ser utilizada para eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti, na proporção de 2 ml de água sanitária por litro de água. Mas é importante lembrar que ela NÃO PODE ser utilizada em água para consumo humano e de animais. Assim, tambores de armazenamento (100 litros) de água não utilizada para consumo deve adicionar 1 copo americano (200 ml) de água sanitária. O tratamento deve ser repetido semanalmente, de preferência em dia fixo, de modo a garantir que a solução continue efetiva;

- Lave e escove as partes internas dos vasos sanitários em desuso e vede corretamente os ralos, fazendo uso de água sanitária e sabão em pó semanalmente nesses locais;

- Mantenha a casa limpa e sem água parada para evitar os possíveis criadouros: nada de manter pratinhos de plantas com água, garrafas pet ou qualquer objeto que facilite o acúmulo de água. Verifique as bandejas na parte de trás dos refrigeradores;

- Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;

- Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos. A água deve ser trocada diariamente;

- Mantenha piscinas devidamente tratadas;

- Dê um cuidado especial ao armazenamento e destinação do lixo. Jamais descarte qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos.

Essas ações são primordiais para se combater o vetor transmissor de doenças que matam. Para enfrentar o Aedes é preciso a união de toda sociedade. Realizar a vistoria nos domicílios e locais de trabalho é de extrema importância.

O trabalho de conscientização continua sendo realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde em conjunto com os Agentes de Combate às Endemias. É importante reforçar que a população receba bem os Agentes e siga as orientações dadas por eles.

CARRO FUMACÊ

Teve início no dia 19 de março, a atuação do Carro Fumacê como mais uma das maneiras de se combater o mosquito Aedes aegypti em Ubá. Dois veículos percorrem as ruas da cidade com passagens nos horários às 5 da manhã e às 17 horas, três vezes por semana.

A passagem do Carro Fumacê se da em caráter temporário e transitório e só será efetiva com a participação comunitária e solicitamos algumas medidas no momento em que o veículo estiver passando:

* Abrir portas e janelas

* Cobrir gaiolas e alimentos

* Recolher roupas do varal

* Retirar idosos, crianças e doentes levando-os para os fundos da residência

* Dentro de o possível evacuar as ruas 

* Veículos que estiverem trafegando pelo local dar preferência de passagem

É importante salientar que este serviço não terá efetividade se as pessoas não receberem bem os Agentes de Combate às Endemias (ACEs), colocarem em prática suas orientações e  eliminarem os focos de dentro dos imóveis. O inseticida age na fase adulta do mosquito, o que não exime a responsabilidade de continuar tendo os cuidados com reservatórios de água, vasilhames, bebedouros de animais dentre outros possíveis criadouros dos mosquitos.

 

CORONAVÍRUS

Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo Coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento.

- Ubá possui quatro (04) casos confirmados de COVID-19.
- Vinte (20) pacientes que apresentavam sintomas que se enquadram nos protocolos da SES foram testados e aguardam resultado do exame.
- Cinco (5) pacientes com sintomas gripais que não se enquadram para coleta do teste estão sendo monitorados.
- Cento e dezoito (118) casos descartados, entre: casos investigados que receberam resultado negativo E casos monitorados que devido ao transcorrer do prazo de 14 dias foram descartados para COVID-19.
- O número de casos notificados/analisados, desde 15 de março, é de cento e quarenta e sete (147).

Esclarecimento: O Município de Ubá esclarece que nosso boletim diário informa apenas dados referentes a situação de pacientes RESIDENTES na cidade. Trata-se de protocolo padrão adotado por todos os municípios.

Internações (total de 2 internados):
1) paciente do sexo feminino, faixa etária 46 a 50 anos, integrante de grupo de risco, quadro leve, estável.
2) paciente do sexo masculino, faixa etária de 50 a 55 anos, internado em leito clínico de isolamento.

Explica-se:
a) 1 criança que estava internada em leito de isolamento teve alta hospitalar- o resultado do seu exame ainda não foi recebido.

Importante esclarecer que:
Os exames coletados na cidade são analisados pela FUNED, laboratório referência do Estado de Minas Gerais para COVID-19. A partir do momento em que o material coletado é recebido em Belo Horizonte, o prazo médio de divulgação de resultado varia de 7 a 10 dias. Um veículo da Secretaria de Saúde de Ubá transporta diariamente os dados para o laboratório. Destaca-se ainda que devido ao grande volume de exames, a prioridade de resultados está sendo dada para profissionais de saúde sintomáticos e pacientes internados.

Orientações à comunidade/ NOVO NÚMERO DE WHATSAPP

Façam distanciamento social, através de isolamento domiciliar. Atenção redobrada aos pacientes do grupo de risco. 

Para quem chega de viagem, considerando a transmissão comunitária em todo país, é solicitado comunicar a Secretaria de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, para monitoramento e orientações. O contato deverá ser feito através dos telefones 3301-6505 / 3301-6503 / 3301- 6506, de segunda a sexta, de 8h às 17h. Aos finais de semana e feriado prolongado, o contato deverá ser feito pelo whatsapp através dos números 3301-6503 ou 3301-6108 (somente mensagem, não atende ligação). 

- Se estiver apresentando algum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 14 dias. 

- Caso não apresente nenhum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 7 dias. 

A Prefeitura segue orientação do Ministério da Saúde e recomenda que só procure atendimento quem apresentar sintomas como febre acompanhada de tosse ou dor de garganta, ou coriza, ou dificuldade respiratória. Nestes casos, orienta-se o paciente a procurar as Unidades Básicas de Saúde do Município (segunda a sexta, de 7h às 16h). À noite e aos finais de semana, pacientes com os sintomas relatados acima devem procurar o Pronto Atendimento Municipal do Hospital São Vicente de Paulo, que possui local adequado para atendimento e recebeu reforço de médico e equipe técnica de retaguarda.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!