https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Ubá-MG - Comunicado oficial 31/ COVID-19
14/04/2020 13:15 em UBÁ EM PAUTA

Em 14/04/2020 às 13:01 - Matéria nos enviada por email

Por Comunicação Social - Prefeitura Municipal de Ubá-MG

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Segue atualização das informações acerca da COVID-19 em Ubá.

 

-----

Comunicado oficial 31/ COVID-19

Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento.

 

- Ubá possui quatro (04) casos confirmados de COVID-19. 
- Vinte  (20) pacientes que apresentavam sintomas que se enquadram nos protocolos da SES foram testados e aguardam resultado do exame. 
- Cinco (5) pacientes com sintomas gripais que não se enquadram para coleta do teste estão sendo monitorados.
- Cento e dezoito (118)  casos descartados, entre: casos investigados que receberam resultado negativo E casos monitorados que devido ao transcorrer do prazo de 14 dias foram descartados para COVID-19. 
- O número de casos notificados/analisados, desde 15 de março, é de cento e quarenta e sete (147).

 

Esclarecimento:

O Município de Ubá esclarece que nosso boletim diário informa apenas dados referentes a situação de pacientes RESIDENTES na cidade. Trata-se de protocolo padrão adotado por todos os municípios.

 

Internações  (total de 2 internados):

1) paciente do sexo feminino, faixa etária 46 a 50 anos, integrante de grupo de risco, quadro leve, estável.

2)  paciente do sexo masculino, faixa etária de 50 a 55 anos, internado em leito clínico de isolamento.

 

Explica-se:
a) 1 criança que estava internada em leito de isolamento teve alta hospitalar- o resultado do seu exame ainda não foi recebido. 


Importante esclarecer que:
Os exames coletados na cidade são analisados pela FUNED, laboratório referência do Estado de Minas Gerais para COVID-19. A partir do momento em que o material coletado é recebido em Belo Horizonte, o prazo médio de divulgação de resultado varia de 7 a 10 dias. Um veículo da Secretaria de Saúde de Ubá transporta diariamente os dados para o laboratório. Destaca-se ainda que devido ao grande volume de exames, a prioridade de resultados está sendo dada para profissionais de saúde sintomáticos e pacientes internados. 

 

NOVO DECRETO

Um novo decreto (DM 6.371/20) dispondo sobre novas regras para a administração pública, comércio e indústria foi publicado neste domingo, dia 12. Esclarecemos que, pela nova norma, as indústrias poderão retomar o funcionamento a partir do dia 15 de abril. A construção civil também está entre as atividades permitidas. Já para o comércio, as regras são diferentes: o funcionamento só será permitido a partir do dia 22, e da seguinte forma: de portas fechadas e para esquema de delivery. Ou seja, não há liberação das atividades do comércio de portas abertas em Ubá. Diversos protocolos de prevenção a COVID-19 deverão ser cumpridos por todos os segmentos, e estão dispostos no decreto para consulta de toda a população.

 

Informamos que, a partir de hoje, por medida de segurança contra a disseminação de notícias falsas, o boletim COVID da Prefeitura conta com um QR Code e um link que direciona para o site do município, onde pode ser checada a veracidade das informações ilustradas na tabela do boletim. Fique atento a isso e não compartilhe informações de fontes duvidosas. Na dúvida, acesse o site da Prefeitura e confira os dados mais recentes. 


Orientações à comunidade/ Novo protocolo 
Façam distanciamento social, através de isolamento domiciliar. Atenção redobrada aos pacientes do grupo de risco. 

Se estiver apresentando algum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 14 dias, e entre em contato com a Vigilância Epidemiológica o mais rápido possível, pelos telefones 3301-6505 / 3301-6503 / 3301- 6506, de segunda a sexta, de 8h às 17h. Aos finais de semana e feriado prolongado, o contato deverá ser feito pelo whatsapp através dos números 3301-6503 ou 3301-6508 (somente mensagem, não atende ligação). 

Já se você apresenta síndrome gripal, caracterizada por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória procure a Unidade Básica a Saúde do seu bairro (segunda a sexta, de 7h às 16h) ou o Pronto Atendimento Municipal do Hospital São Vicente de Paulo.

 


Diversos serviços da Prefeitura tiveram seu atendimento ao público suspenso. No site uba.mg.gov.br, a imprensa e os cidadãos podem acessar um link com perguntas e respostas sobre o COVID-19 em Ubá, além do funcionamento dos órgãos públicos e a relação de todos os decretos e comunicados publicados até o momento. 


Novas atualizações serão repassadas amanhã (15/04) às 11h30, ou a qualquer momento em caso de atualizações importantes. Reiteramos que o canal para informações à imprensa será única e exclusivamente através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, e contamos com a compreensão de todos.

covid 14.04.jpegcovid 14.04.jpeg~198 KBBaixar

COMENTÁRIOS