https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
- Ubá-MG - Comunicado oficial 23 / COVID-19
06/04/2020 15:24 em UBÁ EM PAUTA

Em 06/04/2020 às 11:55 - Matéria nos enviadas por email

Por Comunicação Social - Prefeitura Municipal de Ubá-MG

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Seguem dados atualizados. 

 

 

Importante: Foram recebidas hoje mais 3320 doses da vacina contra H1N1. As doses estarão disponíveis ainda hoje nas Unidades Básicas de Saúde e Policlínica. 

Comunicado oficial 23 / COVID-19

 

Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento.


Ubá possui um (01) caso confirmado de COVID-19. 
Dezenove (19) pacientes que apresentavam sintomas que se enquadram nos protocolos da SES foram testados e ainda aguardam resultado do exame. 

Sessenta e nove (69) pacientes com sintomas gripais que não se enquadram para coleta do teste estão sendo monitorados.

Vinte e oito (28) pacientes testados receberam resultado negativo para COVID-19. 

O número de casos notificados/analisados, desde 15 de março, é de cento e dezessete (117). 

 

 

Importante esclarecer que:

Os teste rápidos para COVID-19 para os municípios serão fornecidos pelo Ministério da Saúde. 

Os exames coletados na cidade são analisados pela FUNED, laboratório referência do Estado de Minas Gerais para COVID-19. A partir do momento em que o material coletado é recebido em Belo Horizonte, o prazo médio de divulgação de resultado varia de 7 a 10 dias. Um veículo da Secretaria de Saúde de Ubá transporta diariamente os dados para o laboratório. Destaca-se ainda que devido ao grande volume de exames, a prioridade de resultados está sendo dada para profissionais de saúde sintomáticos e pacientes internados. 

 

Internações

Ubá possui três pessoas internadas com suspeita de COVID-19. 

1) NOVO:  paciente do sexo feminino, faixa etária de 80 a 85 anos, com sintomas de leve a moderados, internada em leito de isolamento. 

2) NOVO: criança na faixa etária de 0 a 5 anos, com sintomas gripais, em leito de isolamento, 

3) PERMANECE: paciente do sexo feminino, faixa etária 46 a 50 anos, integrante de grupo de risco, quadro leve, estável. 

 

Obs: o paciente do sexo masculino, idoso, 70 anos, acamado, isolado - TEVE ALTA. Seu resultado não foi recebido até o momento. 

 

Ações preventivas

A Prefeitura permanece realizando o serviço de sanitização em diversos locais da cidade, tanto através da ação dos funcionários em locais específicos, quanto de um trator com pulverizador para as ruas. 

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social/Banco de Alimentos, em conjunto com a Secretaria de Educação, fez um levantamento das famílias em vulnerabilidade social (em especial  aquelas que ficarão com maior risco de insegurança alimentar devido à suspensão das aulas) para distribuição de cestas básicas. A distribuição continua sendo realizada. 

 

Ação do Procon visa coibir abusos no comércio

Fiscais do Procon e de Posturas permanecem em atividade com ações educativas, visando orientar setores do comércio como farmácias, supermercados e lanchonetes acerca de práticas abusivas e também quanto à adoção das medidas de higiene previstas nos decretos municipais. Denúncias são recebidas pelo email: atendimentoprocon@uba.mg.gov.br 

 

Fiscalização

- Unidade Integrada de Fiscalização recebe denúncias através do portal http://www.uba.mg.gov.br/ouvidoria.

---------

Orientações à comunidade:  

Façam distanciamento social, através de isolamento domiciliar. Atenção redobrada aos pacientes do grupo de risco

 

Para quem chega de viagem, considerando a transmissão comunitária em todo país, é solicitado comunicar a Secretaria de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, para monitoramento e orientações. O contato deverá ser feito através dos telefones 3301-6505 / 3301-6503 / 3301- 6506, de segunda a sexta, de 8h às 17h. Aos finais de semana, o contato deverá ser feito pelo whatsapp através do número 3301-6503 (somente mensagem, não atende ligação). 

 

- Se estiver apresentando algum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 14 dias. 

- Caso não apresente nenhum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 7 dias. 

 

A Prefeitura segue orientação do Ministério da Saúde e recomenda que só procure atendimento quem apresentar sintomas como febre ou sinal/sintoma respiratório. Nestes casos, orienta-se o paciente a procurar as Unidades Básicas de Saúde do Município (segunda a sexta, de 7h às 16h). À noite e aos finais de semana, pacientes com os sintomas relatados acima devem procurar o Pronto Atendimento Municipal do Hospital São Vicente de Paulo, que possui local adequado para atendimento e recebeu reforço de médico e equipe técnica de retaguarda. 

 

-------------

Diversos serviços da Prefeitura tiveram seu atendimento ao público suspenso. No site uba.mg.gov.br, a imprensa e os cidadãos podem acessar um link com perguntas e respostas sobre o COVID-19 em Ubá, além do funcionamento dos órgãos públicos e a relação de todos os decretos e comunicados publicados até o momento. 

 

Novas atualizações serão repassadas amanhã (07/04) às 11h30, ou a qualquer momento em caso de atualizações importantes. Reiteramos que o canal para informações à imprensa será única e exclusivamente através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, e contamos com a compreensão de todos.  

 

covid 06.04.jpegcovid 06.04.jpeg~299 KBBaixar

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!