Em 05/04/2020 às 11:57 - Matéria nos enviada por email
Por Comunicação Social - Prefeitura Municipal de Ubá-MG
A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google
Seguem dados atualizados.
--------------
Comunicado oficial 22 / COVID-19
Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento.
Hoje, dia 5 de abril, Ubá recebeu o primeiro resultado positivo de COVID-19. Dessa maneira, Ubá possui um (01) caso confirmado.
Vinte e quatro (24) pacientes que apresentavam sintomas que se enquadram nos protocolos da SES foram testados e aguardam resultado do exame.
Sessenta e nove (69) pacientes com sintomas gripais que não se enquadram para coleta do teste estão sendo monitorados.
Vinte (20) pacientes testados já receberam resultado negativo para COVID-19.
O número de casos notificados/analisados, desde 15 de março, é de cento e catorze (114).
Sobre o caso confirmado, a Secretaria de Saúde esclarece que:
Trata-se de paciente do sexo feminino, faixa etária de 30 a 35 anos, profissional da saúde. Teve contato com pessoa proveniente do Rio de Janeiro, que testou positivo para a doença. Ao apresentar os primeiros sintomas, e pelo histórico de contato com um caso positivo, a paciente fez a coleta de material no dia 23 de março. Manteve-se em isolamento domiciliar por 16 dias. Hoje, está bem e não apresenta mais sintomas.
Importante esclarecer que:
Os teste rápidos para COVID-19 para os municípios serão fornecidos pelo Ministério da Saúde.
Os exames coletados na cidade são analisados pela FUNED, laboratório referência do Estado de Minas Gerais para COVID-19. A partir do momento em que o material coletado é recebido em Belo Horizonte, o prazo médio de divulgação de resultado varia de 7 a 10 dias. Um veículo da Secretaria de Saúde de Ubá transporta diariamente os dados para o laboratório. Destaca-se ainda que devido ao grande volume de exames, a prioridade de resultados está sendo dada para profissionais de saúde sintomáticos e pacientes internados.
Internações
Ubá possui duas pessoas internadas com suspeita de COVID-19.
1) paciente do sexo masculino, idoso, 70 anos, acamado, isolado, com quadro estável.
2) paciente do sexo feminino, faixa etária 46 a 50 anos, integrante de grupo de risco, quadro leve, estável.
Ações preventivas
A Prefeitura permanece realizando o serviço de sanitização em diversos locais da cidade, tanto através da ação dos funcionários em locais específicos, quanto de um trator com pulverizador para as ruas.
As barreiras sanitárias estão sendo realizadas e foram reforçadas, tendo como objetivo ações educativas e informativas. Além disso, foi criado o PIT STOP "Fora COVID", que atua através de panfletagem na Av. Beira-Rio, próximo a ponte Major Fusaro. Destaca-se que os servidores que atuam nesses serviços utilizam equipamentos de proteção individual, como luvas e máscaras, visando proteger a própria saúde e da população abordada.
A Secretaria de Desenvolvimento Social/Banco de Alimentos, em conjunto com a Secretaria de Educação, fez um levantamento das famílias em vulnerabilidade social (em especial aquelas que ficarão com maior risco de insegurança alimentar devido à suspensão das aulas) para distribuição de cestas básicas. A distribuição continua sendo realizada.
Ação do Procon visa coibir abusos no comércio
Fiscais do Procon e de Posturas permanecem em atividade com ações educativas, visando orientar setores do comércio como farmácias, supermercados e lanchonetes acerca de práticas abusivas e também quanto à adoção das medidas de higiene previstas nos decretos municipais. Denúncias são recebidas pelo email: atendimentoprocon@uba.mg.gov.br
Fiscalização
- Unidade Integrada de Fiscalização recebe denúncias através do portal http://www.uba.mg.gov.br/ouvidoria.
---------
Orientações à comunidade:
Façam distanciamento social, através de isolamento domiciliar. Atenção redobrada aos pacientes do grupo de risco
Para quem chega de viagem, considerando a transmissão comunitária em todo país, é solicitado comunicar a Secretaria de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, para monitoramento e orientações. O contato deverá ser feito através dos telefones 3301-6505 / 3301-6503 / 3301- 6506, de segunda a sexta, de 8h às 17h. Aos finais de semana, o contato deverá ser feito pelo whatsapp através do número 3301-6503 (somente mensagem, não atende ligação).
- Se estiver apresentando algum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 14 dias.
- Caso não apresente nenhum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 7 dias.
A Prefeitura segue orientação do Ministério da Saúde e recomenda que só procure atendimento quem apresentar sintomas como febre ou sinal/sintoma respiratório. Nestes casos, orienta-se o paciente a procurar as Unidades Básicas de Saúde do Município (segunda a sexta, de 7h às 16h). À noite e aos finais de semana, pacientes com os sintomas relatados acima devem procurar o Pronto Atendimento Municipal do Hospital São Vicente de Paulo, que possui local adequado para atendimento e recebeu reforço de médico e equipe técnica de retaguarda.
-------------
Diversos serviços da Prefeitura tiveram seu atendimento ao público suspenso. No site uba.mg.gov.br, a imprensa e os cidadãos podem acessar um link com perguntas e respostas sobre o COVID-19 em Ubá, além do funcionamento dos órgãos públicos e a relação de todos os decretos e comunicados publicados até o momento.
Novas atualizações serão repassadas amanhã (06/04) às 11h30, ou a qualquer momento em caso de atualizações importantes. Reiteramos que o canal para informações à imprensa será única e exclusivamente através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, e contamos com a compreensão de todos.
covid 05.04.jpeg~298 KBBaixar