Ubá-MG - Comunicado oficial 11 / COVID-19
25/03/2020 14:16 em UBÁ EM PAUTA

Em 25/03/2020 às 11:56 - Matéria nos enviada por email

Por Comunicação Social - Prefeitura Municipal de Ubá-MG

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google


Segue nota oficial atualizada.

 

Comunicado oficial 11 / COVID-19

 

Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento.

 

O número de casos suspeitos é de 57. Dez resultados foram recebidos, e apontam resultado negativo. Não há nenhum caso confirmado na cidade.  

Dentre os casos suspeitos, registra-se o caso de um paciente internado em UTI. Trata-se de paciente do sexo feminino, da faixa etária de 30 a 35 anos. Foi feita a coleta de materiais e aguarda-se o resultado do exame. Todos os demais pacientes com suspeita da doença foram orientados quanto às medidas de higiene e isolamento domiciliar, e assinaram termo de responsabilidade.  

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social/Banco de Alimentos, em conjunto com a Secretaria de Educação, fez um levantamento das famílias em vulnerabilidade social (em especial  aquelas que ficarão com maior risco de insegurança alimentar devido à suspensão das aulas) para distribuição de cestas básicas. A distribuição continua sendo realizada. 

 

Kits de higiene também estão sendo distribuídos para pessoas em situação de rua. Aqueles que não foram contemplados, podem procurar o Centro POP, na Rua João Guilhermino, 96, Centro.  

 

Quatro carros de som cedidos gratuitamente pela "Mineirinha da Sorte/Núcleo do Câncer", circulam pelas ruas do município, com apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, recomendando às pessoas que permaneçam em suas casas. Equipes de Fiscalização também estão de plantão, percorrendo locais com denúncia de aglomeração de pessoas. Somente nesta terça-feira (24) cerca de 115 denúncias foram recebidas. Metade foi atendida durante o dia, e as demais estão sendo na data de hoje. Novas denúncias continuam chegando, especialmente referentes ao descumprimento das medidas de suspensão das atividades comerciais e industriais na cidade. 

 

Decreto em vigor

As barreiras sanitárias estão sendo realizadas, tendo como objetivo ações educativas e informativas. O funcionamento é de 7h às 18h. A suspensão das atividades comerciais e  industriais na cidade permanecem em vigor, de acordo com o Decreto Municipal 6.362/2020. Denúncias relacionadas ao descumprimento das medidas devem ser encaminhadas a Polícia Militar, pelo 190. A equipe de fiscalização da Prefeitura também recebe as denúncias pelo canal de ouvidoria do município: http://www.uba.mg.gov.br/ouvidoria.

---------

Orientações à comunidade:  

Façam distanciamento social, através de isolamento domiciliar. Atenção redobrada aos pacientes do grupo de risco

 

Para quem chega de viagem vindo de local em que haja reconhecimento de transmissão comunitária da doença, é solicitado comunicar a Secretaria de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, para monitoramento e orientações. O contato deverá ser feito através dos telefones 3301-6505 / 3301-6503 / 3301- 6506, de segunda a sexta, de 8h às 17h. Aos finais de semana, o contato deverá ser feito pelo whatsapp através do número 3301-6503 (somente mensagem, não atende ligação). 

 

- Se estiver apresentando algum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 14 dias. 

- Caso não apresente nenhum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 7 dias. 

 

A Prefeitura segue orientação do Ministério da Saúde e recomenda que só procure atendimento quem apresentar sintomas como febre ou sinal/sintoma respiratório. Nestes casos, orienta-se o paciente a procurar as Unidades Básicas de Saúde do Município (segunda a sexta, de 7h às 16h) ou a Policlínica Regional - funcionamento ampliado (7h às 20h). À noite e aos finais de semana, pacientes com os sintomas relatados acima devem procurar o Pronto Atendimento Municipal do Hospital São Vicente de Paulo, que possui local adequado para atendimento e recebeu reforço de médico e equipe técnica de retaguarda. 

 

Uma equipe de plantão atua na Rodoviária de Ubá, orientando a todos os passageiros que chegam à cidade sobre as medidas de isolamento domiciliar e os cuidados de higiene como forma de prevenção à doença. Esta medida já era tomada através da distribuição de panfletos, e agora foi reforçada com a instalação de uma tenda para apoio.

 

-------------

Diversos serviços da Prefeitura tiveram seu atendimento ao público suspenso. No site uba.mg.gov.br, a imprensa e os cidadãos podem acessar um link com perguntas e respostas sobre o COVID-19 em Ubá, além do funcionamento dos órgãos públicos e a relação de todos os decretos e comunicados publicados até o momento. 

 

 

Novas atualizações serão repassadas amanhã (26/03) às 11h30, ou a qualquer momento em caso de atualizações importantes. Reiteramos que o canal para informações à imprensa será única e exclusivamente através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, e contamos com a compreensão de todos.  

 

Atenciosamente, 

Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Ubá

 

boletim 25.03.jpgboletim 25.03.jpg~869 KBBaixar

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE