https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Ubá-MG: Comunicado oficial 02 / COVID-19
17/03/2020 09:58 em UBÁ EM PAUTA

Em 16/03/2020 às 19:03 - Matéria nos enviada por email

Por Comunicação Social - Prefeitura Municipal de Ubá-MG

 

Segue Nota Atualizada com informações sobre a COVID-19 em Ubá. 

 

Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento. 

- O município decretou, na tarde de hoje (16/03) Situação de Emergência em Saúde Pública (Decreto 6.356/2020). Entre outras medidas, o decreto suspende por 30 dias as atividades de capacitação, treinamento ou outros eventos oficiais que impliquem em aglomeração de mais de 100 pessoas, além de proibir a viagem de servidor municipal. Estabelece ainda que o servidor que retornar de viagem de local em que houver transmissão comunitária da doença fica obrigado a comunicar o fato a sua chefia imediata. Foi definido ainda que os secretários municipais adotarão as medidas estruturais no âmbito de suas pastas visando cumprir as determinações do decreto. 

- Em entrevista coletiva concedida a imprensa, o prefeito Edson informou as medidas tomadas e a criação de uma comissão intersetorial de monitoramento da situação de emergência em saúde, e pediu o apoio da sociedade no cumprimento das orientações repassadas pelo poder público. "O momento é de seriedade, competência e foco. Já enfrentávamos a crise da dengue, a crise dos estragos das enchentes, e agora estamos enfrentando essa emergência em saúde pública. Não estamos pensando em política, e podemos ter que tomar medidas impopulares para conter o avanço da doença. Por isso, é importante que a sociedade esteja junto conosco nessa corrida pela prevenção", declarou o prefeito Edson Teixeira Filho. 

- A Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas da EJA - Educação de Jovens e Adultos-, a partir de hoje. Já as aulas no restante da rede municipal de ensino serão suspensas de 18 a 22 de março, conforme orientação do Governo de Minas Gerais. Os prazos poderão ser revistos no decorrer dos próximos dias.

- A Feira Livre de Ubá acontecerá normalmente nesta quarta-feira (18). Porém, devido a aglomeração de pessoas, recomenda-se aos idosos que fiquem em casa e não compareçam à feira. Equipes da Prefeitura estarão no local orientando e avaliando a necessidade de suspensão das atividades já para o próximo domingo. 

- A audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana, prevista para dia 24 de março, foi adiada para data futura a ser definida.

 

- O número de casos prováveis e suspeitos permanece o mesmo informado anteriormente. Ubá possui 2 casos prováveis de COVID-19. Tratam-se de 2 pacientes do sexo feminino, com faixa etária entre 40 e 45 anos de idade, residentes na cidade, com histórico de viagem para área de transmissão comunitária (Europa). As duas pacientes foram orientadas a fazer isolamento social, conforme determinação do Ministério da Saúde, e encontram-se em isolamento residencial com monitoramento pela Secretaria de Saúde. Foi realizada a coleta de material para exame laboratorial e enviado para o laboratório da FUNED (Fundação Ezequiel Dias). O resultado é aguardado. 

- Ubá possui outros 3 casos suspeitos de residentes na cidade, apresentando sintomas de COVID-19. Foram orientados a fazer isolamento domiciliar e seguem monitorados pela Secretaria de Saúde.

- Importante: Todas as pessoas que chegarem a Ubá vindo de áreas onde considera-se que já haja transmissão comunitária (viagens internacionais e cidades como RJ e SP, por exemplo), mesmo que não apresentem nenhum sintoma, devem comunicar imediatamente a Secretaria de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, para monitoramento e orientações. O contato deverá ser feito através do telefone 3301-6505, de 8h às 17h. A orientação é que essas pessoas, em caso de estarem assintomáticas (sem sintomas) permaneçam em isolamento domiciliar por 7 dias, e em caso de estarem sintomáticas (com sintomas) permaneçam em isolamento domiciliar por 14 dias.

- Novas atualizações serão repassadas amanhã (17/03) às 11h30. Reiteramos que o canal para informações à imprensa será única e exclusivamente através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, e contamos com a compreensão de todos.

 

-------

Atenciosamente, 

Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Ubá

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!