https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Divulgada lista com os principais estragos causados pelas chuvas em Ubá
05/02/2020 17:02 em UBÁ EM PAUTA

Por Assessoria de Comunicação da PMU - Publicado em 04/02/2020 18:03 - Atualizado em 04/02/2020 18:21

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Mais de 20 áreas em Ubá sofreram danos graves em razão das chuvas do dia 24 de janeiro de 2020. As equipes da Prefeitura atuam fazendo diversos reparos e recuperações de pontes e vias, além do monitoramento diário das áreas mais críticas, e já contratando a execução de obras mais complexas.

As ações de limpeza foram alvo de muitos elogios e reconhecimento por parte da população. Menos de 48 horas após a inundação de toda a Avenida Beira-Rio, a área já estava completamente limpa. Somente do local, foram retiradas 2 mil toneladas de lama. A limpeza ainda se estende, ininterruptamente, por outras áreas da cidade. 

Operação tapa-buracos também percorre várias partes da cidade. Bairros como Santa Cruz, Rosa de Toledo e Paulino Fernandes receberam regularização de calçamento. Na zona rural, diversos reparos foram executados e acessos restabelecidos. 

"As chuvas castigaram muito a nossa cidade, e em muitos pontos a água subiu mais que na enchente de 2018. Um evento como este causa um prejuízo enorme e muda todo o nosso planejamento de trabalho. Porém, sabemos como trabalhar nestas condições, temos pessoal preparado e comprometido, e por isso afirmo: vamos recuperar toda a cidade, como fizemos em 2018", afirmou o prefeito Edson Teixeira Filho.

Conheça abaixo algumas destas áreas mais afetadas e as providências tomadas pela Prefeitura até o momento.

 

1 - Ponte Major Siqueira (Cristiano Roças)

A situação da ponte, que já encontrava-se em obra, sofreu uma mudança de cenário após as últimas chuvas. O reparo anterior referia-se a estrutura de sustentação da ponte. Após a enchente do dia 24 de janeiro, a situação agravou-se consideravelmente pois o dano estendeu-se por vários imóveis próximos situados às margens do rio, provocando o desabamento lateral em alguns muros. Profissional especializado já foi acionado, e deve chegar a Ubá ainda nesta semana para elaboração de diagnóstico.

 

2 - Ponte de acesso a Rodoviária

Local sofreu destruição do guarda mão e passeio lateral; e desabamento da ala de proteção da cabeceira da ponte. Um guarda corpo provisório será instalado até quarta-feira (05). A proteção da margem do rio (em frente a Tãozinho Motos) só poderá ser feita após o período chuvoso. Durante a recuperação da ponte, será feito adequamento do passeio às normas atuais de segurança.

 

3 - Ponte Major Fusaro (Ponte antigo Chuveirão)

Desabamento da ala de proteção da cabeceira da ponte Major Fusaro (Centro) e erosão da margem. Até o momento não apresenta risco a estrutura. Local em monitoramento. Após período chuvoso, será necessário fazer a intervenção preventiva. A recuperação do passeio no início da ponte já foi realizado após as chuvas por equipes da Prefeitura.

 

4 - Av. Beira-Rio (Em frente ao CREA) 

O local apresentou afundamento, com destruição de parte do passeio, meio fio e sarjeta. Foi feita regularização e recuperação, reconstrução de sarjeta, meio-fio e reparo do bueiro.

 

5 - Av. Beira-Rio (em frente ao Digão Lanches e Loja M²)

Houve deslizamento do barranco na margem do rio. Está sendo monitorado. 

 

6 - Ponte da Rua Coronel Bernardino Carneiro (em frente ao Posto De Lucca)

Desabamento da ala de proteção da cabeceira da ponte e do passeio junto à cabeceira. Área foi isolada/interditada e está em monitoramento. Aguardando fim do período chuvoso para realização do reparo. 

 

7 - Ponte da Rua Rua Capitão Ananias Teixeira de Abreu (Ponte da Bandeira)

Erosão na margem do rio, em monitoramento. 

 

8 - Ponte em frente Bahamas Mix

Erosão da base da ponte. Aguardando fim do período chuvoso para reparo. 

 

9 - Ponte de acesso ao bairro Fazendinha

Empresa especializada contratada para realização de obra de recuperação emergencial. Início previsto para quarta-feira (05/02). A referida ponte trata-se da única forma de acesso ao bairro. O local sofreu erosão nas margens da rua de encontro a ponte e passa por monitoramento diário. A estrutura da ponte não foi afetada. O local foi sinalizado e apenas o tráfego de veículos leves é permitido. Equipe de engenharia da Prefeitura elaborou projeto para solucionar problema.

 

10 - Ponte de acesso ao bairro Santa Rosa (Av. Senador Levindo Coelho)

Desabamento do bueiro triplo de 1 metro de diâmetro. Foi construído desvio provisório. Recuperação em andamento. 

 

11 - Rua Antônio Batista

Destruição do muro de contenção da margem do rio na Ponte da Rua Antônio Batista. Obra já havia sido realizada no local, em 2016. Prefeitura notificou empresa sobre o problema, que informou que após o periodo chuvoso irá realizar o reparo (reconstrução do gabião).

 

12 - Rua Capitão Teixeira Pinto

Local sinalizado. Desvio de água de chuva já foi feito para evitar a continuação da erosão na margem da rua. Em monitoramento. Início da obra definitiva previsto para o fim do período chuvoso. 

 

13 - Avenida João Grôppo e Rua Tupi (margem direita e esquerda)

Erosão às margens do rio que demanda intervenção muito grande. Necessário levantamento de campo (topografia), que já está sendo concluído. Sondagem do solo será realizada ainda nesta semana, para imediata contratação de empresa para desenvolver estudo técnico para reparo imediato.

Em relação apenas à Av. João Grôppo: Rua interditada, área isolada, desvio de trânsito feito. Monitoramento diário. Desvio de água pluvial já sendo feito de maneira a não causar mais impacto no local afetado. 

 

14 - Avenida Paulino Fernandes

Foi feito aterro, preventivo, anteriormente, que cumpriu sua função. Local sendo monitorado. 

 

15 - Ponte da rua Nossa Senhora Aparecida

O local sofreu erosão nas margens da rua de encontro a ponte e passa por monitoramento diário. A estrutura da ponte não foi afetada. Intervenção necessária com início previsto para os próximos 15 dias.

 

16 - Rua Ipanema, bairro Nova Olinda
Houve deslizamento da margem da rua. Local Isolado e sinalizado. As águas de chuva foram desviadas, paralisando a progressão da erosão. Será feito levantamento topográfico no local.

 

17 - Ponte de acesso a Pedra Redonda
Erosão da margem da ponte e dano da fundação. Local isolado e sinalizado até a conclusão de projeto para recuperação. 

 

18 - Ponte da Av. Elpídia da Silva Fagundes

Erosão em barranco próximo a ponte, sem danos à estrutura. Será realizada obra após o período chuvoso de forma preventiva e reparativa. 

 

19 - Passarela da Travessa Pedro Candian

A passarela da rua Pedro Candian, no bairro Industrial, foi deslocada pelas chuvas. A reconstrução para restabelecimento da passagem de moradores tem início previsto para quarta-feira (05/02).

 

20 - Ponte de acesso a Creche Meu Sonho

Queda da ala de gabião do encontro com a ponte, sem prejuízos para a estrutura da ponte. Obra foi concluída em 2016, empresa está sendo notificada. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!