Por Assessoria de Comunicação da PMU - Publicado em 28/11/2019 09:58 - Atualizado em 28/11/2019 10:07
A imagem da capa do site Multisom fo retirada de arquivos da internet/Google
No dia da renovação da matrícula, será entregue ao responsável pela criança e/ou adolescente uma folha de vacinação, documento que servirá como certificação de que a caderneta de vacinação encontra-se em dia.
A imunização de crianças e adolescentes é um enorme desafio em todo o mundo. As ações de convencimento e o envolvimento desse público na adesão ao esquema proposto enfrentam dificuldades, não apenas em nível individual, mas também social, familiar e institucional.
Para manter o maior número possível de integrantes desse público com o cartão nacional de vacinação em dia, algumas abordagens de parcerias entre saúde e educação tem sido propostas: A vacinação de rotina em escolas, campanhas, orientações de Equipes de Saúde em salas de aula, etc.; porém o sucesso destas iniciativas está relacionado à interação entre os profissionais da Saúde e da Educação.
Como alternativa para o aumento da adesão à vacinação em crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde adotou, em uma parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde, a estratégia do Certificado de Vacinação que ocorrerá da seguinte forma:
- No dia da renovação da matrícula, será entregue ao responsável pela criança e/ou adolescente uma folha de vacinação, documento que servirá como certificação de que a caderneta de vacinação encontra-se em dia;
- Os responsáveis devem ser orientados a levarem a crianças e/ou adolescente à Unidade de Saúde de referência mais próxima, munido da caderneta de vacinação, cartão SUS e a folha para certificação da vacinação;
- O enfermeiro da Unidade de Saúde ou o técnico de enfermagem realizará a verificação da situação vacinal da criança e/ou adolescente, atualizando as vacinas que forem necessárias;
- Estando a caderneta de vacinação em dia, o Certificado de Vacinação será assinado e carimbado pelo profissional de saúde, e entregue ao responsável;
- O responsável deverá entregar o Certificado de Vacinação na escola ao qual a criança e/ou adolescente será matriculado. A ficha deverá ser arquivada juntamente na pasta escolar do aluno.
Apesar do sucesso dos programas de imunização, as doenças imunopreveníveis continuam sendo uma das principais causas de morbidade e mortalidade entre crianças e adolescentes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um programa de saúde escolar eficaz, pode ser um dos esclarecimentos mais rentáveis para que assim, posamos simultaneamente, melhorar a educação e saúde.