https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Alertas da Defesa Civil em TVs por assinatura chegam ao Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro
23/09/2019 10:43 em Brasil

Do Ministério do Desenvolvimento Regional

Por Assessoria de Comunicação Social em 20/09/2019 às 15h11 por email 

 

A imagem da capa do site Multisom foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Até dezembro, serviço estará disponível em todas as regiões do Brasil. Iniciativa amplia o alcance das informações já enviadas via SMS

 

Brasília-DF, 20/9/2018 - Usuários de TVs por assinatura nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro começam a receber a partir de segunda-feira (23), em seus televisores, os alertas da Defesa Civil Nacional sobre riscos de desastres naturais. O projeto, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), oferece mais uma plataforma de comunicação com a população em momentos prévios a ocorrências, dando mais segurança e proteção às pessoas.

Atualmente, o sistema já está em operação no Paraná e em Santa Catarina, estados que recepcionaram o projeto-piloto a partir de maio deste ano. Desde o início do mês, o Rio Grande do Sul também passou a ser atendido. Em outubro, será a vez do estado de São Paulo. As unidades federativas que compõem as regiões Norte e Centro-Oeste também terão acesso ao sistema em novembro. Por fim, a região Nordeste será atendida a partir do mês de dezembro, fazendo com que todo o Brasil seja contemplado pela iniciativa.

“A ampliação dessa iniciativa é muito importante para aumentarmos o alcance dos nossos alertas. Assim, poderemos atingir um grau de resiliência maior. Esse é mais um instrumento para que possamos preservar vidas humanas e minimizar prejuízos econômicos decorrentes de desastres naturais”, afirma o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.

A medida é complementar ao envio de notificações via SMS para celulares já cadastrados e, também, pelo Google Alertas Públicos. Gratuito e sem necessidade de cadastro, o serviço informa previamente sobre a ocorrência de chuvas intensas, vendavais, deslizamentos e outros fenômenos naturais com potencial de riscos à população.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, o Brasil tem 16 milhões de assinantes individuais de TV paga. Para que os alertas cheguem aos televisores, há um trabalho articulado entre equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do MDR, da Anatel, de operadoras de TV e órgãos estaduais e municipais de defesa civil.

 

Alertas via SMS

 

Desde 2017, sempre que são identificadas situações de risco que possam acarretar desastres naturais, uma mensagem de SMS é enviada a números cadastrados no sistema da Defesa Civil Nacional. Os avisos são gerados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), resultado de um trabalho em conjunto com as Defesas Civis de estados e municípios. Já foram mais de 11 mil alertas encaminhados a todas as regiões do Brasil. A ação é coordenada também pelo MDR, em parceria com a Anatel, e já alcança mais de 7,6 milhões de brasileiros. Saiba mais.

Qualquer cidadão pode receber informações sobre localidades em todo o País. Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”. 

É permitido cadastrar mais de um CEP. E, se o usuário quiser saber quais localidades estão cadastrados naquele celular, basta enviar a palavra CONSULTAR para o mesmo número.

Info.: Assessoria de Comunicação Social

Ministério do Desenvolvimento Regional

E-mail: imprensa@mdr.gov.br

Portal: www.mdr.gov.br

facebook.com/mdregionalbr

twitter.com/ mdregional_br

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!