https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Ubá: Fiscalização do estacionamento rotativo
14/02/2019 14:33 em UBÁ EM PAUTA

Por Comunicação Social - Prefeitura Municipal de Ubá-MG em 13/02/2019 às 17:18 (Matéria recebida por email)

A imagem da capa do site Multisom foi retirada de arquivos da internet/Google

 

 

Fiscalização do estacionamento rotativo será iniciada em 11/03  

 

 

A Prefeitura de Ubá informa que terá início, no dia 11 de março de 2019, a fiscalização dos veículos que utilizam as vagas do estacionamento rotativo. A fiscalização será realizada pela Polícia Militar.

 

Os motoristas deverão efetuar o pagamento devido nas formas permitidas pelo sistema, ou seja, através de aplicativo de celular, ou dos monitores que estão presentes próximos as vagas ou ainda em um dos pontos de vendas existentes na cidade e identificados com a placa ZAE - Zona Azul de Estacionamento. Veículos em desacordo poderão ser submetidos às sanções legais previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

 

 

 

ZAE - Zona Azul Eletrônica - Perguntas Frequentes

1)Como funciona a ZAE:

O Estacionamento Rotativo é uma forma de democratizar o estacionamento em vias públicas utilizado por grande parte das grandes e médias cidades em todo o mundo, possibilitando o acesso mais fácil dos cidadãos  a serviços ofertados nas regiões centrais dos municípios.

Aqui em Ubá, a ZAE funcionará de segunda a sexta feira, de 08h às 18h, e as sábados, de 08h às 14h.

 

2)Como adquirir tempo de estacionamento e obter o comprovante da compra:

O cidadão tem 4 meios para adquirir tempo de estacionamento e obter o comprovante:

 

2.1) Através do aplicativo ZAE, disponível na loja virtual Google Play e Apple Store, a partir do dia 11/02. Esta é a forma mais rápida e cômoda para adquirir créditos de estacionamento. 

Nesse caso o comprovante é enviado para o seu e-mail que foi cadastrado quando instalou o aplicativo e está disponível no relatório de compras do aplicativo. 

 

2.2) Nos diversos pontos de venda na região central, que são identificados pela placa ou adesivo com a expressão ZAE.

Os pontos de venda estarão equipados com uma máquina especial para registrar a compra de talões, que imprime o comprovante ao final da compra. 

 

2.3) Através dos monitores do estacionamento, que se encontram nas ruas da região central, e que são identificados por usarem um colete amarelo. Com eles você poderá comprar tempo de estacionamento através de cartões de crédito ou débito.

Nesse caso o comprovante também é enviado para o telefone do adquirente ou para o seu email, informado no momento da compra.

 

2.4) Através da página da Prefeitura na internet, clicando sobre “Trânsito”, e na sequência, em “Adquirir Tempo de Estacionamento”.

Nesse caso, o comprovante é enviado ao e-mail cadastrado pelo usuário.

 

3) Como será a fiscalização do estacionamento rotativo?

Foi efetivado o Convênio da Prefeitura com as Polícias Militar e Civil, que permitirá a fiscalização não só do rotativo, mas do trânsito em geral, assim como os guinchos e pátios para recolher os veículos infratores.

 

4) O que acontece se não for adquirido crédito de estacionamento:

O veículo estacionado em área do estacionamento rotativo sem a aquisição de tempo está em condição irregular e poderá ser multado no valor de R$ 195,23 (cento e noventa e cinco reais e vinte e três centavos).

 

5) E se for uma parada muito rápida, apenas para entregar uma encomenda em uma loja, por exemplo?

Nos casos em que for feita uma parada de até 10 minutos, na presença de um monitor, é dispensável a compra de tempo de estacionamento, desde que o veículo permaneça com pisca-alerta ligado.

 

6) Existe tolerância?

Sim. O usuário do rotativo pode extrapolar o tempo de estacionamento em até 15 minutos que não será autuado.

 

7) Motocicleta pode parar em vaga de automóvel de passeio?

Não. A prefeitura mapeou vagas exclusivamente para veículos de passeio e estas não podem ser utilizados por motocicletas, sob pena de multa.

 

8) Vans e caminhões podem parar em vaga de automóvel de passeio?

Não, sob pena de multa.

 

9) Os monitores podem fazer autuações?

Não. Os monitores trabalham orientando os usuários do rotativo e auxiliando a fiscalização. As autuações são de competência exclusiva dos policiais militares.

 

10) Como os Agentes de Trânsito sabem que o veículo está irregular?

Ao adquirir talão eletrônico ou ativar crédito, os usuários informam a placa do veículo. Os Agentes pesquisam, pela placa, se o mesmo está irregular e o sistema retorna se foi ou não adquirido talão ou ativado crédito e, caso, positivo, se o mesmo encontra-se dentro do tempo adquirido. Se o tempo estiver vencido ou se não tiver adquirido talão ou ativado crédito poderá ser feita a autuação.

11) Os veículos credenciados para usar vagas destinadas a idosos ou deficientes podem utilizar as vagas do rotativo sem pagar?

Não. A legislação prevê que as credenciais são exclusivamente para uso nas vagas exclusivas para idosos ou deficientes. Nas vagas do estacionamento rotativo é obrigatório o pagamento, para qualquer veículo.

 

 

Contatos do coordenador da Street Park - João Paulo Brasil - E-mail: joao.brasil@streetpark.net Telefone: 32 98819-4441

 

Assessoria de Comunicação

(32)3301-6107

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!