https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Implantação das placas do Mercosul em Minas Gerais é adiada
03/12/2018 15:39 em Trânsito

 

Detran-MG pediu ao Denatran que início da instalação das placas nos veículos de Minas fosse adiado para 17 de dezembro. Na última quarta, Ministério das Cidades decidiu retirar brasões do equipamento

 

 

 

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) adiou a implantação das novas placas padrão Mercosul nos veículos emplacados e registrados em Minas Gerais. A instalação das placas estava prevista para começar neste sábado, dia 1º, mas agora será a partir do dia 17. 

 

A Polícia Civil anunciou o adiamento nesta sexta-feira. Segundo a corporação, a solicitação para a mudança no prazo foi encaminhada ontem ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).  

 

“Devido às alterações recentes, que foram noticiadas para retirada dos brasões de municípios e bandeiras dos estados das placas Mercosul, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) esclarece que solicitou extensão do prazo para cumprir as Resoluções 729 e 733 do Denatran”, informou a Polícia Civil.  

 

A mudança no cronograma foi publicada hoje no Diário Oficial de Minas Gerais (IOF-MG), por meio da alteração de um artigo da portaria 1.327 de 31 de agosto 2018, que previa o início da implantação das novas placas para 1º de dezembro. “O Artigo 2º da nova Portaria (1.735/18) do Detran-MG prorroga para 17 de dezembro de 2018 a previsão para implantação, em todo estado de Minas Gerais, o novo modelo da placa padrão Mercosul”, esclarece a corporação. 

 

Leia a portaria que modifica o prazo para implantação das placas em Minas Gerais

 

ENTENDA O CASO

A decisão de retirar os brasões dos novos modelos de placas de identificação veicular do padrão Mercosul foi anunciada na última quarta-feira, dia 28, pelo Ministério das Cidades. O objetivo é atender aos interesses da sociedade e de especialistas, que avaliam que a medida reduz custos e mantém outros importantes itens de segurança na nova placa. 

 

"Após análise técnica de viabilidade e impacto, decidimos retirar os brasões das novas Placas Padrão Mercosul. Com isso, evitaremos qualquer despesa extra aos condutores de nosso país, embora o objetivo tenha sido desde o início apenas adotar um modelo mundial de identificação veicular e proporcionar mais agilidade por parte da polícia e segurança a todos", afirmou o ministro das Cidades, Alexandre Baldy. 

 

O objetivo, desde o início, sempre foi implantar um modelo mundial de identificação veicular, no Brasil, que levasse mais segurança ao Sistema Nacional de Trânsito e aos condutores brasileiros. O Ministério das Cidades afirma que por meio do novo modelo é possível fazer a comunicação entre os departamentos de trânsito de todas as unidades federativas, com o repasse de informações em tempo real. 

 

Com a retirada dos brasões, uma vez emplacado, a placa do veículo permanecerá a mesma por toda a sua vida útil até a baixa no sistema do Registro Nacional de Veículos (Renavam), sem nenhum gasto extra para o motorista. (Com Estadão Conteúdo) 

 

Por Cristiane Silva/Site Estado de Minas

Postado em 30/11/2018 11:38 / Atualizado em 30/11/2018 11:55

A imagem da capa do site Multisom foi retirada de arquivos da internet/Google

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!