https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
COMBATE AO CÂNCER: Até 2019, Brasil deve registrar 600 mil novos casos da doença
26/11/2018 15:25 em Saúde

 

Segundo um relatório do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), em 2018 e 2019, o Brasil deve registrar 600 mil novos casos de câncer. Os dados mostram, ainda, que o câncer de pele não melanoma é o mais frequente, com 165 mil ocorrências por ano.

 

Com exceção do câncer de pele não melanoma, os tipos de tumores mais frequentes para os homens serão próstata, com 68 mil casos, pulmão, intestino, estômago e cavidade oral. Nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente, com 60 mil casos, seguido pelo câncer de colo de útero, pulmão e tireoide.

 

Gelcio Mendes, oncologista e coordenador de assistência do INCA, explica que o aumento de casos está relacionado ao envelhecimento da população.

 

“A gente está observando um aumento no número de pessoas com mais de 60 anos de idade e uma queda na proporção de pessoas com menos de 20 anos. Então, a nossa população está crescendo e envelhecendo. Como o câncer é uma doença que chamamos de crônica degenerativa e que o número de casos vai aumentado à medida que as pessoas vão ficando mais idosas, esse é o principal fator”.

 

O tratamento do câncer é um processo longo. Normalmente, são necessárias sessões de quimioterapia e radioterapia para destruir as células cancerígenas. Lidar com a doença exige muita força e determinação. Um grande exemplo é Telma Cristina, que já enfrentou tumores nas duas mamas, um no intestino e agora, luta contra o quarto câncer, no reto.

 

“Eu nunca questionei a Deus por isso, nunca. Eu via e sentia no meu coração que o câncer, em momento algum, veio para me prejudicar e sim para ajudar outras pessoas”.

 

Wilson Oliveira, de 66 anos, tomou um susto há três anos. Ao realizar um exame de toque, o médico constatou uma alteração na próstata. Ao fazer uma biópsia veio a confirmação do câncer no órgão em estágio avançado. Foi preciso fazer uma cirurgia para retirada da próstata. A operação era considerada de risco, mas ele reagiu muito bem e sem complicações. Hoje, recuperado, ele acredita que a motivação é fundamental para enfrentar o câncer.

 

“Essa doença, como você sabe, é tremenda, mas se você tiver calma e um tratamento bom, vive muito”.

 

Nesta semana em que se comemora o dia Nacional da Luta Contra o Câncer, as estatísticas do da doença no mundo continuam alarmantes. De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, uma entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), devem surgir 18,1 milhões de novos casos pelo mundo até o fim de 2018. A projeção é de que este ano termine com 9,6 milhões de mortes em todo o mundo por consequência da doença.

 

 

Com a colaboração de Igor Brandão, reportagem, Tainá Ferreira

 

 

Por Agência do Rádio em 26/11/2018 às 06:59 por email

A imagem da capa do site Multisom foi retirada de arquivos da internet/Google

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!