https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Especialista explica que decisão do STF sobre terceirização não vai causar demissões e precarização do trabalho
04/09/2018 08:53 em Opinião

 

Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que empresas podem contratar trabalhadores terceirizados nas chamadas atividades-fim, ou seja, no negócio principal, a especialista em direito do Trabalho Karen Penido sustenta que não haverá, como muitos temem, crescimento de demissões ou precarização do trabalho.

 

Segundo ela, terceirizar não é uma atividade barata, o que não necessariamente significa redução de custos, mas sim ganho em especialização.

 

Na última quinta-feira (31), por sete votos a quatro, o STF decidiu que a opção pela terceirização é um direito da empresa, que pode escolher o modelo mais conveniente de negócio em respeito ao princípio constitucional da livre iniciativa.

 

Segundo Karen Penido, a lei exige uma espécie de quarentena. Isso significa que a empresa não pode demitir e, seguidamente, contratar aquele trabalhador como prestador de serviço. A jurista também afirma que a decisão de terceirizar funcionários não vai ter impacto imediato.

 

“Acho que é um efeito que a gente pode projetar para o futuro, é o incremento da participação de empresas de menor porte, prestadoras de serviços, que era um movimento que a gente já vinha percebendo no mercado, que agora, provavelmente, por conta da segurança jurídica que essa decisão vai trazer, vai dar um incremento na nossa economia”.

 

A decisão do Supremo foi tomada no julgamento de duas ações apresentadas por empresários. Nelas, foi solicitada à Corte a derrubada das decisões do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que proibiam a terceirização das atividades-fim.

 

 

Reportagem, Juliana Gonçalves/Agência Do Rádio por email em 03/09/2018 - 20h21

A imagem da capa do site Multisom foi retirada de arquivos da internet/Google

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!