https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Atuação do Sindpd garante acordos de PLR para trabalhadores de TI
02/06/2016 11:05 em Tecnologia

Mesmo com o cenário econômico difícil, Sindicato tem conseguido assegurar o pagamento do benefício para a categoria

Embora o ano venha sendo marcado pela instabilidade do quadro econômico do País, o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd) tem conseguido garantir aos profissionais da categoria o pagamento da PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados). Só nos primeiros quatro meses de 2016, cerca de 320 acordos foram firmados entre o Sindicato e empresas do setor, o que beneficiou aproximadamente 30 mil trabalhadores.

A defesa da PLR tornou-se uma das prioridades do Sindpd, sobretudo neste momento em que a crise econômica também causa reflexos no segmento. Até o início do ano, o setor de TI se mostrava mais resiliente, tendo inclusive mantido o nível de emprego em patamares positivos em janeiro. Essa sustentação, no entanto, não continuou nos dois meses seguintes, e o primeiro trimestre de 2016 terminou com o fechamento de 2.558 postos de trabalho na área de TI no estado de São Paulo, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.

"O cenário realmente está mais difícil, mas o volume de acordos já fechados com as empresas neste ano revela que estamos empenhados em garantir aos trabalhadores esse importante direito que é a PLR", afirma Antonio Neto, presidente do Sindpd. "Temos mostrado para as empresas que o pagamento do benefício é um fator de estímulo ao trabalhador e que colabora para a retenção de talentos, algo muito importante para o mercado de trabalho em períodos econômicos mais difíceis como o que estamos vivendo agora", salienta.

O Sindpd conseguiu incluir na Convenção Coletiva de Trabalho, a partir de 2015, a obrigatoriedade de que todas as empresas do setor, independentemente do número de funcionários, apresentem propostas de negociação para o pagamento da PLR. Antes, apenas empresas maiores eram obrigadas a cumprir essa regra. A mudança elevou de maneira expressiva o número de profissionais que passaram a ser beneficiados.

Ao longo de 2015, mais de 1.200 acordos de PLR foram fechados entre o Sindicato e companhias do setor. Com isso, aproximadamente 100 mil trabalhadores receberam o benefício, um número 105% superior do que o total do ano anterior. Em 2016, com o ritmo acelerado de acordos já fechados e de negociações que vêm sendo travadas, o Sindpd trabalha para superar, até dezembro, os números de 2015.

A PLR é calculada com base em métricas de desempenho estabelecidas em conjunto entre as empresas e uma comissão de funcionários formada para negociar o acordo, com o acompanhamento do Sindicato. "Atuamos para, cada vez mais, trazer os trabalhadores para dentro das negociações. São eles os responsáveis pelas conquistas das empresas e, por isso, não há nada mais justo do que garantir que os resultados também sejam compartilhados com eles", completa Antonio Neto.

Imprensa | Sindpd

Tel: (11) 3823-5600 - Ramal - 5310

Cel: (11) 9 9518-8109

www.sindpd.org.br

 

Fonte - leandro.martins@sindpd.org.br /Sindpd

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!