https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Pesquisa revela que consumidor está cauteloso
17/05/2018 16:19 em Economia

 

O consumidor brasileiro segue cauteloso, segundo pesquisa divulgada hoje, em São Paulo, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).  

 

O Indicador de Confiança do Consumidor (ICC) ficou estável ao passar de 42,2 pontos em março para 42,0 pontos em abril. No mesmo período de 2017, o índice estava em 40,5 pontos. 

 

Lojas de Brasília, comércio, consumo, consumidor, computador, notebook

Pesquisa ouviu em 12 capitais 801 consumidores. Em sua maioria, eles se mostram cautelosos na hora de comprometer a renda, mesmo com inflação baixa (Arquivo/Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A metodologia da pesquisa, que tem seu indicador de zero a 100, indica que resultados acima de 50 pontos demonstram otimismo entre os consumidores e abaixo dessa marca, representam pessimismo.

 

"A lenta e gradual retomada econômica ainda não exerce efeito no humor do brasileiro, que segue cauteloso para comprometer sua renda, mesmo com uma inflação sob controle. A expectativa é que a confiança acompanhe o ritmo de melhora do mercado de trabalho, que deve se consolidar apenas após o período eleitoral”, disse o presidente da CNDL, José Cesar da Costa.

 

Custo de vida

Mesmo com inflação controlada, 49% dos consumidores atribuem a avaliação negativa da vida financeira ao alto custo de vida. O aumento de preços de produtos e serviços serve como argumento principal da percepção negativa da economia brasileira para 51% dos consumidores, enquanto 39% citam os altos juros.

 

“Mesmo com a inflação abaixo da meta, o custo de vida ainda incomoda porque a renda ainda não se recuperou para níveis próximos ao período pré-crise. O desemprego continua elevado, a despeito do avanço recente da atividade econômica”, afirmou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

 

A elevação dos preços é sentida, principalmente, nos supermercados (87%), combustíveis (85%) e conta de energia (82%). Os consumidores mencionam também o fato de estarem desempregados (37%), a queda da renda familiar (27%) e de terem lidado com algum imprevisto que desorganizou as finanças (16%).

 

Em sentido oposto, para aqueles que consideram o momento atual como bom ou ótimo, o controle das finanças foi a razão mais destacada, lembrada por 57% dos entrevistados. Há ainda 24% que disseram contar com alguma reserva financeira.

 

Futuro

A pesquisa também procurou saber o que os brasileiros esperam do futuro da economia para os próximos seis meses e descobriu que 40% estão declaradamente pessimistas com a economia.

 

Quando essa avaliação se restringe à vida financeira, o volume de pessimistas cai para 12%. Os otimistas com a economia são 17% da amostra, ao passo que, para a própria vida financeira, o percentual dos que vislumbram uma melhora  sobe para 56% dos ouvidos pela pesquisa.

 

 

 

Edição: Kleber Sampaio

 

 

Publicado em 17/05/2018 - 11:43 

Por Agência Brasil  São Paulo/Site EBC

A imagem da capa do site Multisom foi retirada de arquivos da internet

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!