https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Caixa terá de devolver dinheiro descontado de funcionários durante greve
11/11/2017 09:04 em Justiça/Direito

 

A Justiça condenou nesta sexta-feira (10/11) a Caixa Econômica Federal a devolver o dinheiro que descontou dos funcionários que participaram da greve geral ocorrida em 28 de abril em protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência. A decisão foi tomada pelo juiz João Baptista Cilli Filho, da 3ª Vara do Trabalho de Araraquara (SP), a partir de ação movida pelo Sindicato dos Bancários da cidade.

O banco alegou que a greve era política e, por isso, descontou o dia de trabalho e o descanso semanal remunerado de todos os funcionários que aderiram ao movimento. Já a defesa dos trabalhadores alegava que eles exerceram um direito.

“Se há um movimento privado, governamental ou legislativo que a classe trabalhadora considere que possa resultar em lesão aos seus direitos, legítima é sua reação através de seu movimento elementar, historicamente consagrado, que é a greve, não sendo nenhuma novidade, na construção histórica de uma patamar mínimo civilizatório nas relações de trabalho, a conflagração de greve geral como ação de luta legítima, podendo-se dizer que as garantias constitucionais e legais dos diversos Estados democráticos pelo globo não são mais do que o fruto desses movimentos gerais”, afirmou Cilli Filho na decisão.

O juiz determinou que a Caixa devolva em até 30 dias os valores descontados de todos os trabalhadores sob pena de multa de R$ 10 mil por trabalhador.

De acordo com o advogado Vitor Monaquezi Fernandes, do escritório Crivelli Advogados, que representou o sindicato na ação coletiva, o juiz concordou com os argumentos apresentados pela entidade.

“O desconto do dia de trabalho foi totalmente ilegal, uma vez que a participação de funcionários em uma greve geral é um exercício regular de um direito constitucionalmente garantido”, destacou Monaquezi.

Clique aqui para ler a decisão.

 

Revista Consultor Jurídico, 10 de novembro de 2017, 19h21- Site Conjur - A imagem da capa do site Multisom foi retirada de arquivos da internet

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!